GB Bateiras Auto Elétrica e Mecânica. Em Timbaúba (81)3631-0979 e Carpina (81)3621-3762
Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/04/2015 às 11h40m - Atualizado em 15/06/2015 às 23h13m

Cidadania: Em Timbaúba catadores de lixo tem cooperativa e são assistidos por fisioterapeuta e assistentes sociais do município

Graças a ASSOCAT muitos catadores deixaram de viver pelas ruas e em lixões, atualmente contam com deposito onde o lixo reciclado é prensado e armazenado até ser negociado.

Os catadores de lixos recicláveis de Timbaúba estão recebendo apoio através da prefeitura do município para manter a cidade limpa servindo assim de grande importância ambiental e social, pois muitos viviam pelas ruas e lixões sem moradia, trabalho e alimentação adequada. Atualmente são orientados por assistentes sociais e fisioterapeutas, através da Associação dos Catadores de Material Recicláveis de Timbaúba (ASSOCAT), que é vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que tem como titular Vânia Lúcia.

A ASSOCAT, fica localizada na antiga sede do Estudantes Futebol Clube, por trás do Pelotão da Polícia Militar de Pernambuco. A associação tem atualmente 12 catadores de recicláveis e já existe há cinco anos. Em um trabalho importante e ecologicamente correto, o lixo reciclável é tirado das vias públicas, e levado em um caminhão até o deposito e lá é selecionado, prensado e embalado. São garrafas PET, caixas de papelão, alumínios e outros, para ajudar no trabalho, o local conta com uma prensa e uma balança que foram doadas aos associados pelo Banco do Brasil, e um caminhão para tranporte do material coletado .

Uma vez por mês os trabalhadores recebem palestras das assistentes sociais do município, Suzete Palma e Iilka Coutinho. Já nas quintas-feiras os cooperativados realizam a prática da ginástica laboral com fisioterapeuta doutora Renata Santiago. Além dos exercícios eles também recebem massagem, atendimento fisioterapêutico e dinâmicas.

A medida é importante para o alivio do desconforto muscular, prevenção das doenças e promoção a saúde. Com isso os desempenhos dos catadores serão maiores nas atividades. Para ajudar na alimentação, a Prefeitura de Timbaúba fornece uma cesta básica por mês para cada catador associado.

Divone Lima, coordenadora da associação relatou que esse trabalho de apoio aos catadores é importante também devido ao alto índice de absenteísmo e do vicio ao álcool e as drogas no momento que vivem pelas ruas.

ASSOCAT -Associação dos Catadores de Material Recicláveis de Timbaúba

DIRETORIA

Divone Lima (Coordenadora), Maria José (Presidente), Maria Rosineide (Vice-presidente), Maria Aparecida (Secretária) e Maria Soledade (Tesoureira).


SESSÃO DE FISIOTERAPIA COM A DOUTORA RENATA SANTIAGO


CAMINHÃO DA ASSOCIAÇÃO


BALANÇA DOADA PELO BANCO DO BRASIL


PRENSA DOADA PELO BANCO DO BRASIL


Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias