Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

20/04/2023 às 10h05m - Atualizado em 20/04/2023 às 11h00m

Decisão judicial cassa chapa do PSD em Caruaru e vereadora Mery da Saúde perde mandato

De acordo com o Juiz eleitoral do município, José Adelmo, a investigação reconheceu as denúncias de fraude à cota de gênero e decidiu pela cassação de toda a chapa.

vereadora_mery_da_saude

Uma decisão publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na terça-feira (18) determina a cassação do Partido Social Democrático (PSD), na Câmara dos Vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Juiz eleitoral do município, José Adelmo, a investigação reconheceu as denúncias de fraude à cota de gênero e decidiu pela cassação de toda a chapa, fazendo com que a vereadora Mery da Saúde perca o mandato.

O Juiz eleitoral informou que a ação foi promovida por candidatos de outros partidos, que participaram da eleição municipal para o cargo de vereador nas eleições de 2020.

"Foi verificado que a chapa constava com algumas candidatas ao cargo de vereadora, eram 'laranjas' e faziam parte da chapa, apenas para compor o partido, que na época era composto por 10 mulheres e 22 homens. 40% das mulheres disputaram a eleição apenas no intuito de compor a chapa", disse o Juiz eleitoral José Adelmo.

Ainda segundo o magistrado, a vereadora Mery da Saúde, que faz parte do partido, perde o mandato diante da situação, e pode recorrer à justiça. O Juiz ainda informou que cabe ao cartório eleitoral de Caruaru verifica o partido e candidato que teve maior quantitativo de votos para assumir o cargo.

O TRE-PE, disse que a ação em questão tramita em segredo de Justiça, o que impede a divulgação de seu conteúdo e de suas decisões. O Presidente da Câmara dos Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta disse ao g1, que a decisão da justiça será cumprida de imediato e que a câmara já foi notificada oficialmente.

Já a vereadora Mery da Saúde se pronunciou por meio de nota. Confira na íntegra.

A vereadora Mery da Saúde, recebeu com surpresa a decisão do TRE-PE na manhã desta quarta-feira (19). Reafirmamos que tanto a campanha, quanto o nosso mandato, sempre esteve pautado na ética e que a vereadora foi eleita com 2.618 votos o que claramente demonstra não se tratar de candidatura laranja. Por esse motivo, estamos recorrendo da decisões do TRE-PE.

Fonte: G1 Caruaru

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias