GB Bateiras Auto Elétrica e Mecânica. Em Timbaúba (81)3631-0979 e Carpina (81)3621-3762
Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

21/04/2021 às 07h12m - Atualizado em 21/04/2021 às 08h47m

Cipoma prende em flagrante seis suspeitos de desmatamento em São Lourenço

Cerca de 15 metros de madeira já haviam sido cortadas quando a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), chegou ao local

crime_ambiental

Seis suspeitos de desmatamento ilegal foram presos em flagrante, na manhã desta terça-feira (20), com duas motosserras usadas para cortar árvores em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o sargento Adriano Alves, da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), populares chamaram os policiais e informaram que havia um corte de árvores nas proximidades de um engenho, perto do limite com o município de Chã de Alegria, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

"Quando seguimos, flagramos seis pessoas que estavam praticando o corte ilegal de árvores da Mata Atlântica, como pitombeira, timbaúba e outras", explicou o sargento.  

Cerca de 15 metros de madeira já haviam sido cortadas quando a Cipoma chegou ao local. "Falaram que faziam o tombamento [das árvores], colocavam próximo à via e, à noite, alguém vinha com um caminhão para transportar e dar destino ignorado", acrescentou o sargento.

O sargento acrescentou que os suspeitos não informaram qual seria o destino da madeira, mas disseram que foram chamados para o serviço ilegal e aceitaram por precisarem de dinheiro, nesse momento de crise econômica causada pela pandemia de Covid-19.

Um dos suspeitos cumpre pena em regime semiaberto por condenção pelo crime de tráfico de drogas.

Ainda segundo o policial, dois dos suspeitos usavam as motoserras enquanto os outros quatro faziam a limpeza e empilhamento dos troncos. 

"A Polícia Civil agora investiga para onde a madeira ia, quem iria receber, por que não tinham nota fiscal, não tinha licença, nem para corte nem para portar motoserra", continuou o sargento.

Além das duas motosseras, a Cipoma apreendeu cinco armas brancas, entre facões e facas. A polícia também acionou a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que deverá recolher e fazer o levantamento sobre a madeira.

A ocorrência foi encaminhada para a Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Os suspeitos serão ouvidos em depoimento.

Casos semelhantes podem ser denunciados à Cipoma, através do 190

Folha de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias