Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

22/04/2019 às 13h50m - Atualizado em 22/04/2019 às 14h36m

Mesmo com aumento nos repasses do FPM devido a anexação de parte de Sapucaia e Ozanan a Ferreiros, o prefeito Bruno Japhet deixa as duas comunidades sem assistência

Moradores estão abandonados pela Prefeitura de Ferreiros e gestor de Timbaúba está impedido por força de Lei de realizar serviços de limpeza, manutenção de ruas e iluminação.

Município de Ferreiros tem aumento de 42% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de um ano para o outro. Até o segundo decêndio de abril de 2018, foram pouco mais de 3 milhões e meio de reais recebidos, já este ano as transferências já somam mais de 5 milhões no mesmo período. 

repasses-ferreiros 

Com a mudança de faixa de habitantes devido a entrada de parte dos habitantes dos bairros de Sapucaia e Ozanan para Ferreiros, fez com que o coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do município fosse atualizado, subindo de 0,6 para 0,8. Até o segundo decêndio de abril de 2018, foram repassados pouco mais de 3 milhões e meio de reais recebidos, já este ano as transferências já somam mais de 5 milhões. Isto significa que o município de Ferreiros teve aumento de 42% no Fundo de Participação dos Município (FPM).

Confira clicando AQUI

Os coeficientes de repasses são definidos pelo número de habitantes, por exemplo, em fevereiro do ano passado, antes de ser anexado parte da população dos dois bairros timbaubenses para Ferreiros, o município vizinho recebeu de FPM o valor de R$ 1.271.173,33. Já em fevereiro deste ano, as transferências constitucionais subiram para R$ 1.617.603,42.

sapucaia

Um aumento bastante significativo de um ano para o outro, sabendo que a Prefeitura de Timbaúba não pode aplicar recursos naquela comunidade enquanto a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CONDEPE/FIDEM se pronunciar sobre esse caso, mesmo assim a administração ferreirense recebe os repasses e não investe um centavo sequer naquelas localidades deixando os moradores do Bairro de Sapucaia desamparados e sem assistência causando sofrimento a população da comunidade.

Saiba outras informações sobre Spucaia clicando AQUI

O que se ver nas ruas é bastante lamentável como por exemplo, buracos, lixo nas ruas, escuridão e esgoto a céu aberto. Como foi anexado ao município de Ferreiros, a Prefeitura de Timbaúba, atualmente, está impossibilitada de realizar serviços como limpeza urbana, manutenção das ruas e iluminação pública.

Enquanto o Imbróglio não é resolvido, esses serviços essenciais deveriam estar sendo feitos pela Prefeitura de Ferreiros, pois foram acrescidos mais de 300 mil reais por mês do Fundo de Participação dos Municípios.

Já Timbaúba não perdeu repasses do FPM, pois conta com mais de 50 mil habitantes, o coeficiente continua o mesmo, ou seja, 2,2, que vai da faixa 50.941 a 61.128 habitantes.

prefeito_bruno_japhet

Os moradores de Sapucaia estão revoltados com o abandono que está sendo feito pela administração de Ferreiros. O prefeito Bruno Japhet em declarações em emissoras de rádio e redes sociais, de forma antecipada, confirma que o bairro pertence a Ferreiros, mas está esquecendo do principal, que é oferecer assistência aos pais de famílias, mulheres, crianças e idosos da comunidade.

A população vive na expectativa de que tudo isso seja resolvido o mais rápido possível, pois não é só lado assistencial que está sendo afetado, mas também a parte sentimental. Essas famílias que vivem há várias décadas nessas localidades não querem perder a identidade deixando de fazer parte de Timbaúba para passar a ser administrados por outro município.

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias