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23/04/2020 às 13h11m - Atualizado em 23/04/2020 às 13h56m

Cidadãos reclamam de demora em análise do auxílio de R$ 600

As pessoas têm reclamado na internet que o benefício fica sempre 'em análise' e não é liberado

auxilio-emergencial

O governo federal e a Caixa Econômica têm recebido muitas reclamações na internet pela demora para analisar o perfil de pessoas que solicitaram o benefício, além de alguns relatos de injustiça em casos de pedido indeferido para quem realmente precisa do auxílio.  

A superintendente de Varejo da Caixa da Região Nordeste, Simone Nunes, disse que a seleção para o programa do auxílio emergencial é feito pelo Ministério da Cidadania, responsável por verificar os critérios de elegibilidade. “A gente tem monitorado nos sistemas da Caixa e, em até cinco dias, ele está dando retorno. Qualquer dúvida, o cidadão pode ligar para o 111, que é de atendimento do Ministério da Cidadania, onde eles esclarecem quais características o cidadão precisa ter para receber o auxílio”, explicou.

A informação divulgada pelo governo federal diz que a avaliação do pedido é feita em até cinco dias. No entanto, para muitos solicitantes, o prazo não vem sendo cumprido. As pessoas alegam que a solicitação fica sempre “em análise” e reclamam da falta de resposta no site e aplicativo que foi criado para aqueles que não estão no CadÚnico e não recebe o benefício do Bolsa Família. 

Redes sociais

No Twitter, os usuários levantaram a hashtag #auxílioemergencial para compartilhar relatos. Algumas postagens reclamam da demora da Caixa em concluir as análises, inclusive há diversos relatos de pessoas que se inscreveram na primeira semana de lançamento do aplicativo/site e ainda não receberam uma resposta, positiva ou negativa, sobre o benefício.

 

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