Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

23/04/2021 às 14h09m - Atualizado em 23/04/2021 às 18h49m

Delegada e escrivão da Polícia Civil da Paraíba são presos suspeitos de extorsão

Segundo o Ministério Público da Paraíba, os dois estão sendo acusados pelo crime de concussão, que se dá quando um agente público tenta conseguir vantagens indevidas.

ministerio_publico-gaeco-gaeco-mppb

Uma delegada e um escrivão da Polícia Civil do Estado da Paraíba foram presos nesta quinta-feira (22) suspeitos de concussão, que é a pátrica criminosa cometida por servidor público que exige para si ou para outro algum tipo de vantagem indevida. A prisão ocorreu durante a ‘Operação Cara de Pau’, do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), órgãos do Ministério Público da Paraíba.

De acordo com informações preliminares repassadas pelo promotor que coordena o Ncap, Guilherme Lemos, foi feita uma denúncia por um servidor público federal de que estava sendo extorquido pelos dois investigados.

A delegada e o escrivão estariam exigindo dinheiro para beneficiá-lo em um procedimento policial que apurava um ato cometido pelo denunciante. Foi exigido R$ 5 mil. A metade foi paga e, com autorização judicial, o Ncap e o Gaeco monitoraram o segundo pagamento, prendendo os dois em flagrante. 

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo um na Delegacia de Polícia Civil de Alagoa Grande (PB) e dois nas residências dos suspeitos, em João Pessoa. Os dois investigados foram presos e conduzidos para a Central de Polícia em Guarabira (PB), onde aguardarão a audiência de custódia.  

O nome da operação ‘Cara de Pau’ foi em alusão ao atrevimento dos dois de cometerem um ato de concussão dentro de uma delegacia, achando que não responderiam pela conduta. O crime de concussão está previsto no Artigo 316 do Código Penal, como o ato de exigir vantagem indevida, na qualidade de servidor público”, explicou o MP.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias