Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

27/04/2017 às 01h04m

4º Prêmio Pernambuco de Literatura lança obras vencedoras nesta quinta

Iniciativa da Secult e Fundarpe, em parceria com a Cepe Editora, já reconheceu 18 escritores e distribuiu mais de 4.000 livros para escolas públicas

premio_na_cultura

Um romance metanarrativo, um livro de contos que flertam com o fantástico e a prosa poética, e ainda três poemários nada óbvios – que buscam caminhos experimentais para evidenciar conflitos ou sugerir rupturas nas relações entre indivíduos e a sociedade -, integram a mais recente coleção da Cepe Editora. São os livros vencedores do 4º Prêmio Pernambuco de Literatura, iniciativa do Governo do Estado (Secult-PE, Fundarpe e Companhia Editora de Pernambuco) que serão levados ao público no próximo dia 27 de abril.

O lançamento coletivo das cinco publicações será no Museu do Estado, com a presença dos escritores premiados: Álvaro Filho (Curso de Escrita e Romance – Nível 2 ); Camillo José (A Dakimakura Flutuante); Walther Moreira Santos (Todas as Coisas Sem Nome); Paulo Gervais (Paulatim); e Philippe Wollney (Ruinosas Ruminâncias).

Para o Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, “a coleção é um retrato do nosso tempo, do atual momento da produção literária em diversas regiões do Estado”. Ainda de acordo com o secretário, “é motivo de celebração o nascimento destes novos livros pernambucanos, ainda mais por refletirem esse exercício tão necessário às artes de um modo geral, que é o do questionamento dos cenários pré-estabelecidos, da busca por formas e discursos que apontem para uma sociedade cada vez mais diversa e rica culturalmente”.

O diretor-presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Ricardo Leitão, destaca a importância do certame literário. “O lançamento dos livros dos vencedores do 4º Prêmio Pernambuco de Literatura confirma dois pontos essenciais: o compromisso do Governo do Estado com a identificação e promoção de novos talentos literários e a integração de esforços da Fundarpe e da Cepe, mais uma vez renovada, com o objetivo de fomentar a cultura em Pernambuco”, assegurou.

A continuidade do Prêmio está consolidada no Programa Estadual de Governo para a Cultura. As inscrições para a 5ª edição encerraram-se no dia 15 de fevereiro. Mais de 115 escritores pernambucanos ou residentes no estado estão concorrendo e o resultado deve ser anunciado no próximo mês de agosto.

Continue lendo AQUI

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias