Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

29/04/2015 às 12h53m - Atualizado em 29/04/2015 às 12h58m

Recife: Trabalhadores rurais fazem ato por agricultura familiar sustentável

Manifestantes marcharam pela Av. Conde da Boa Vista, nesta terça (28).Comissão da FETRF teve encontro considerado 'positivo' com o governador.

Fetraf diz que quase 2.500 trabalhadores participaram da marcha (Foto: Kety Marinho/ TV Globo)Fetraf diz que quase 2.500 trabalhadores participaram da marcha que saiu da Praça Osvaldo Cruz e passou pela Av. Conde da Boa Vista até o Palácio das Princesas.

Trabalhadores rurais foram em caminhada ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, localizado no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, onde foram recebidos pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, na tarde desta terça-feira (28). A passeata organizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf/PE) começou pela Avenida Conde da Boa Vista, às 13h, e uma comissão com 40 representantes da entidade foi recebida por volta das 16h.

Neste primeiro encontro com o novo governador, a Fetraf queria firmar compromissos para reformulação e melhorias de políticas para a agricultura familiar sustentável. "O resultado foi positivo. Ele garantiu que vai atender a nossa pauta hídrica, com construção de poços e barragens este ano e em 2016. Também disse que vai entrar com recursos do Estado e conseguir verba federal para a retomada de projetos produtivos e recuperação de nascentes. Ainda garantiu que, nos próximos anos, vai dar 40 mil títulos de propriedade", disse o presidente da Fetraf-PE, João Santos.

A reunião durou cerca de 1h30 e, além de Câmara, contou com a participação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. O governo informou que vai estudar a pauta entregue pelos agricultores e que vai manter também um calendário de encontros com os representantes da Fetraf.

A mobilização estava inserida na pauta da 6° Jornada Estadual de Lutas da Agricultura Familiar da Fetraf/PE. A concentração começou ainda pela manhã, na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista. A marcha partiu às 13h, em direção à Avenida Conde da Boa Vista, passando pela Rua da Aurora e Ponte Princesa Isabel, até chegar ao Palácio.

De acordo com a assessoria da Fetraf, quase 2.500 pessoas, vindas de mais de 100 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado, participaram do ato, que foi pacífico. A manifestação foi acompanhada pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano. Seguranças do Palácio isolaram a frente do prédio, e os trabalhadores ficaram aguardando a chegada do governador, que participou mais cedo da solenidade de inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana, na Mata Norte.


Com informações do G1 PE
Foto:Kety Marinho/ TV Globo

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias