Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

29/04/2021 às 02h10m - Atualizado em 29/04/2021 às 09h22m

Estudante de Aliança PE venceu as dificuldades da pandemia, perdeu o pai para covid-19 e passou em três faculdades públicas

Joanna, de 17 anos, aluna de escola pública, passou em engenharia, matemática e direito

joanna-aprovada_em_3_vestibulares

Joanna Clara da Silva, 17 anos, do município de Aliança, Mata Norte de Pernambuco, foi aprovada em três processos seletivos para instituições de ensino superior: passou em engenharia mecânica no IFPE, bacharelado em matemática na UPE e direito na UFPB.

Concluinte do ensino médio em 2020 na rede pública de Pernambuco, não foi fácil vencer as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19 no ano passado. Teve que conciliar a rotina de estudos remotos, o cuidado com a casa e o irmão caçula enquanto seus pais trabalhavam fora e a instabilidade emocional provocada pelo isolamento social.

Não bastasse tudo isso, a estudante não pode comemorar a classificação nos três cursos com um dos seus principais incentivadores nos estudos: seu pai, João José. Aos 47 anos, ele morreu vítima do novo coronavírus no final de fevereiro, antes de saber dos bons resultados da segunda dos seus três filhos. Ele trabalhava como fiscal numa empresa de ônibus em Nazaré da Mata.

A adolescente estudou o ensino médio na Erem Joaquina Lira, de Aliança. A mãe é cuidadora de idosos. Em 2020, intercalava uma semana no trabalho e outra em casa. Nos dias que a mãe ficava fora, cabia a Joanna limpar e arrumar a casa, cuidar das refeições e dar atenção ao irmão caçula, de 11 anos, enquanto ele também tinha aulas remotas.

Com informações do JC Oline

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias