GB Bateiras Auto Elétrica e Mecânica. Em Timbaúba (81)3631-0979 e Carpina (81)3621-3762
Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

01/05/2021 às 19h46m

Prefeitura de Timbaúba suspende por tempo indeterminado atendimentos públicos de maternidade e cirurgia no Hospital Memorial Doutor João Ferreira Lima

Esta semana, duas mulheres morreram horas após dar à luz na Maternidade Doutor Tito Ferraz, que fica no hospital

hospital_ferreira_lima

A Prefeitura de Timbaúba, Mata Norte de Pernambuco, suspendeu por tempo indeterminado na tarde deste sábado (1º), os atendimentos públicos de maternidade e cirurgia no Hospital Memorial Doutor João Ferreira Lima. A decisão da gestão veio após duas mulheres morrerem esta semana após dar à luz na Maternidade Doutor Tito Ferraz, que fica localizada no hospital.

Na última quinta-feira (29), Amanda Lorraine Gonçalves de Lima, de 23 anos, morreu horas após dar à luz a uma menina. Esse parto foi o primeiro feito por meio da rede pública, na unidade, em cinco anos - antes da reabertura, as gestantes que utilizavam o Sistema Único de Saúde (SUS) precisavam ser transferidas para o Recife.

A família acredita que houve negligência e denunciou que, por seis horas, a paciente ficou sem atendimento médico, até sofrer convulsões.

Segundo a família, ela foi medicada com analgésicos e tomou soro. A mãe dela disse que, em momento algum, depois de sair da cirurgia, a jovem foi atendida por um médico. A única assistência que teve foi do corpo de enfermagem.

Amanda foi, então, transferida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timbaúba. No local, logo após a chegada, a família foi informada da morte da jovem.

No dia seguinte, Amanda Ramos de Melo, de 34 anos, que era moradora da cidade de Carpina, morreu após complicações pós-parto. Ela chegou a ser socorrida para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timbaúba, mas devido a gravidade precisou ser transferida para um hospital de Nazaré da Mata. De acordo com a Prefeitura, o atendimento de Amanda Ramos foi realizado na modalidade particular.

Maternidade Doutor Tito Ferraz

A Maternidade Doutor Tito Ferraz é particular e foi inaugurada há cerca de 50 anos. Por causa de um convênio com a prefeitura, o local passou a fazer partos para a rede pública, mas, há cerca de cinco anos, parou de atender pacientes do SUS. Na quarta-feira passada, houve a reinauguração da parceria.

 

prefeitura

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Timbaúba

A Prefeitura de Timbaúba informa que devido a evidente falha no cumprimento no plano operacional acordado com o Instituto Memorial João Ferreira Lima, suspendemos todos os atendimentos públicos de maternidade e cirurgia por tempo indeterminado, até que o hospital prove de forma legal o cumprimento correto e integral do plano operacional!

Em caso de retorno desta parceria, vamos ter, por parte da gestão municipal, duas pessoas, 24 horas por dia, fiscalizando o atendimento.

Ontem à noite, mais uma grávida atendida, desta vez pela modalidade particular, perdeu a vida, demostrando para nós, que é um problema no atendimento do hospital, seja ele público ou privado.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias