Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

04/05/2023 às 00h17m - Atualizado em 04/05/2023 às 07h39m

Jovem que trabalha no lixão, alcança 2ª lugar no curso de Ciências Biológicas da UFPE

Cassiano Oliveira da Silva, hoje com 29 anos, começou no lixão de sua cidade, Passira, no agreste de Pernambuco, ainda criança, com aproximadamente 12 anos.

jovem_do_lixao-lugar_na_ufpe

Desmontando a estatística e virando exceção em sua realidade, Cassiano Oliveira da Silva, hoje com 29 anos, começou no lixão de sua cidade, Passira, no agreste de Pernambuco, ainda criança, com aproximadamente 12 anos. Aprovado no curso de Ciências Biológicas e com início das aulas previsto para este mês de maio, o jovem orgulhoso do feito planeja contribuir com sua região e conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente, a reutilização do lixo e as mudanças climáticas.
 
Ciente do desafio que será a graduação, o futuro estudante acompanhará as aulas de maneira remota, pois foi optante do curso na versão à distância, e dá um show de motivação que certamente irá incentivar diversos outros jovens de sua região. "Eu já estou acostumado a estudar pela internet. Muitas vezes eu trabalhava o dia inteiro e de noite, quando chegava em casa, eu ia estudar pelo celular, vendo vídeos”, relembra Cassiano.
 
Atualmente ele tira o sustento de sua família e possibilita que outros trabalhadores também levem o pão de cada dia aos seus lares, através de um depósito de material reciclável, fundado por Cassiano. Lá, o material coletado pelos catadores e/ou recolhido por empresas que geram muitos resíduos, é prensado e o volume é reduzido e levado às fábricas para a venda. Para continuar com todos os processos no depósito, enquanto Cassiano precisará conciliar os estudos com o trabalho, ele contará com o apoio dos colaboradores.
 
“Eu vou aproveitar essa oportunidade para conseguir o máximo de conhecimento que eu puder. O meio ambiente sempre esteve na minha vida e eu quero usar tudo que eu aprender para fazer o melhor pela natureza”, afirma o futuro estudante. De acordo com Cassiano, suas experiências no trabalho serão valiosas para suas trocas com os colegas de curso e se apegar aos professores para extrair informações constantemente.
 
Fonte: Diário de Pernambuco

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias