Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/05/2016 às 01h58m

Recife: Blitz da Lei Seca promove ação educativa

Operação teve simulação de primeiros socorros, distribuição de kits educativos e atividades lúdicas

Durante a tarde deste sábado (7), motociclistas que seguiam pela Avenida Agamenon Magalhães, na altura da antiga Fábrica Tacaruna, sentido Recife, foram convidados para participar de uma ação da blitz educativa realizada Operação Lei Seca (OLS).

Segundo o coordenador operacional da OLS, major Reginaldo Pereira, o evento teve como objetivo sensibilizar os condutores de moto para os perigos que envolvem as irregularidades de trânsito, como pilotar alcoolizado e não usar equipamentos de proteção individual.

Para dar suporte à ação que aconteceu neste sábado, agentes do BPTran, Detran/PE, Bombeiros, UPE, DER, Compesa, Motoparts, Honda Nacional, Samu, Líder e Porto Seguro promoveram atividades recreativas associadas à prevenção de acidentes. A parceria entre os órgãos feita em virtude da programação estadual do Maio Amarelo, que está em vigor desde o dia 1º deste mês.

Entre as pessoas que participaram do minicircuito estava Layda Dayanna, de 35 anos, que passava perto da antiga Fábrica Tacaruna na garupa da moto de Carlos Fernando, seu primo. Ela contou que, há nove anos, perdeu o marido em um acidente de moto que aconteceu enquanto o casal voltava para casa após um show. Ambos haviam bebido. “Todo mundo tem que desenvolver a consciência de ser prudente no trânsito. Desse jeito, acidentes fatais podem ser evitados”, desabafou falando sobre a sua mudança de atitude.

As equipes de conscientização contam com educadores que foram vítimas de terceiros ou causadores dos seus próprios acidentes. Alexandre Pereira, de 37 anos é cadeirante e trabalha há quatro anos na Operação Lei Seca. Há 12 anos ele foi o responsável pelo acidente que lhe deixou sem os movimentos de parte do corpo. “Eu estava alcoolizado e voltava pra casa pilotando minha moto, quando caí. Durante a queda tive uma lesão medular que me deixou paraplégico”, contou.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, grande parte dos acidentes envolvendo o consumo de álcool acontece próximo a residência dos condutores, a exemplo de Alexandre. Além de abordar motociclistas em vias pernambucanas, a Operação Lei Seca têm levado palestras sobre educação no trânsito para empresas e escolas do Estado. Ao longo deste mês, mais de 200 palestras e ações de rua acontecerão.


As informações são da Folha de Pernambuco

Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias