Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/05/2023 às 11h56m

Morre Rita Lee, rainha do rock nacional, aos 75 anos

Rainha do rock brasileiro lutava contra um câncer de pulmão desde 2021. Ela morreu em casa, na cidade de São Paulo, segundo comunicado de familiares

rita_lee

A cantora Rita Lee morreu, aos 75 anos, vítima de complicações de um câncer no pulmão. A informação foi divulgada nas redes sociais oficiais da artista e do marido, Roberto de Carvalho, na manhã desta terça-feira (9).

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, no fim da noite de ontem [segunda-feira, 8 de maio], cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, diz a nota.

O velório da rainha do rock brasileiro acontece nesta quarta (10), a partir das 10h, no Planetário do Parque Ibirapuera, e será aberto ao público. Fãs poderão se despedir da artista até as 17h.

O corpo de Rita Lee será cremado, de acordo com a vontade dela. A cerimônia será particular.

A trajetória de Rita Lee

Rita Lee nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, na cidade de São Paulo. Conhecida como a rainha do rock brasileiro, a artista navegou entre diversos ritmos musicais, lançou 17 álbuns de estúdio, 7 com a banda Os Mutantes e ganhou duas vezes o Grammy Latino, sendo que o mais recente foi em 2022, quando foi homenageada com o Prêmio Excelência Musical da Academia Latina de Gravação, pelo conjunto de toda a obra dela.

Com ascendência norte-americana e italiana, Rita cresceu no bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Ela se interessou por música ainda na adolescência, quando passa a integrar diferentes bandas, e chega ao estrelado junto do grupo Os Mutantes, formado por ela, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

A cantora se casou com o companheiro de banda Arnaldo e os dois ficaram juntos de 1968 a 1972. Com o fim do casamento, o grupo musical também chegou ao fim. Rita foi expulsa do conjunto pelo próprio ex-marido, em decorrência de divergências artísticas e de cunho pessoal.

Após o fim de Os Mutantes, Rita Lee forma a banda Tutti Frutti com Lúcia Turnbull, Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci. Em 1975, o conjunto lança o famoso álbum Fruto Proibido, com sucessos como Agora Só Falta VocêOvelha Negra e outros.

Em 1976, a roqueira conheceu o músico Roberto de Carvalho, com quem inicia uma parceria amorosa e musical, que dura até a morte da artista.

Em agosto daquele ano, a cantora é presa pela ditadura militar durante a primeira gravidez, de Beto Lee. Ela foi detida sob acusações de porte de maconha, foi condenada e precisou cumprir um ano de prisão domiciliar.

A banda Tutti Frutti chega ao fim após o lançamento do álbum Babilônia, de 1978, considerado o último álbum de rock de Rita. A partir de 1979, a cantora e Roberto de Carvalho passam a se apresentar juntos. Dessa parceria, surge o disco Rita Lee, com grandes sucessos, como a música Mania de Você. Esse é o começo de uma parceria de sucesso que continuou em voga até a morte da artista.

O último álbum de estúdio de Rita Lee, Reza, foi lançado em 2012. O último show da carreira da roqueira foi realizada em janeiro daquele ano, em Aracaju. A cantora foi detida na noite da última apresentação, acusada de cometer desacato policial e apologia às drogas.

Após a despedida dos palcos, Rita lançou apenas mais uma música inédita, em 2021. Change foi uma colaboração com Roberto de Carvalho e Gui Boratto.

Nos últimos anos de vida, a cantora levou uma vida discreta e longe dos holofotes. Ela se dedicou a escrita de livros, como a autobiografia lançada em 2016, o livro de contos Dropz e a obra infantil Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz. Além da música, a artista também fez participações em filmes e programas de televisão e foi apresentadora do Saia Justa.

Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos, Beto Lee, Antônio Lee e João Lee, todos do casamento com o músico.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias