Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/05/2019 às 08h37m - Atualizado em 18/08/2019 às 06h49m

Pernambuco cria Dia da Ciranda e homenageia Lia de Itamaracá, Mestre Baracho e Dona Duda na Fenearte

O Dia 10 de maio marca a data de nascimento de Mestre Baracho, um dos principais expoentes do ritmo.

lia-de-itamaraca

Pernambuco criou o Dia Estadual da Ciranda. A lei foi assinada, nesta sexta-feira (10), pelo governador Paulo Câmara(PSB), no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife. A data marca o nascimento de Mestre Baracho, falecido em maio de 1988, um dos principais representante da manifestação cultural. (Veja vídeo acima)

Na cerimônia, o governo também divulgou que Mestre Baracho, Lia de Itamaracá e Dona Duda, expoentes do ritmo no estado, são os homenageados da Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte). O evento acontece entre 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda, e tem a ciranda como tema.

Participaram da solenidade Lia de Itamaracá, Dona Duda e os familiares de Mestre Baracho, Dona Biu e Dona Dulce. A Lei nº 77 foi sancionada a partir de um projeto do deputado Waldemar Borges (PSB).

A ciranda

A ciranda é um ritmo e uma dança típica das praias, que tem sua origem no Litoral Norte de Pernambuco, em cidades como a Ilha de Itamaracá. Lia de Itamaracá é sua expoente mais famosa. Em seus primórdios, a ciranda era mais dançada nas zonas rurais, partindo, depois, para praças, avenidas, bares, restaurantes.

Do G1 PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias