Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

27/05/2014 às 15h54m - Atualizado em 27/05/2014 às 16h25m

Judite Botafogo ex-prefeita de Lagoa do Carro é processada pelo Ministério Público Federal (MPF), por improbidade administrativa

De acordo com o MPF, a ex-gestora cometeu irregularidades na gestão com recursos federais

Judite Maria de Santana Silva (Judite Botafogo), é irmã de Manoel Botafogo ex-prefeito de Carpina

Uma ação de improbidade administrativa foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco contra Judite Maria de Santana Silva, ex-prefeita de Lagoa do Carro, município localizado na Zona da Mata de Pernambuco, a 62 quilômetros do Recife.

De acordo com o MPF, a ex-gestora cometeu irregularidades na gestão com recursos federais repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em 2009.

Decorrente de inquérito civil público instaurado após o encaminhamento de relatório de fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), a ação detectou irregularidades na gestão de recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Programa Bolsa Família e Programa de Proteção Social Básica.

Foram constatadas, dentre outras irregularidades, impropriedades em processos licitatórios e aplicação de verbas sem comprovação de relação com o programa a que eram destinadas.

Segundo Anastácio Nóbrega Tahim Júnior, procurador da República responsável pelo caso, além de causar dano ao erário de aproximadamente R$ 63,6 mil, os atos de improbidade praticados pela ex-prefeita atentaram contra os princípios da administração pública.

Caso a Justiça Federal acate os pedidos do MPF, Judite Silva poderá ser condenada à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até oito anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público por até cinco anos, além do ressarcimento integral do dano causado aos cofres públicos.


As informações são do NE10
Foto: Internet

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias