Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

03/06/2017 às 08h03m - Atualizado em 03/06/2017 às 08h11m

Em Alagoas, municípios castigados pelas chuvas cancelam festas juninas de 2017

As prefeituras de Marechal Deodoro e do Pilar, na Região Metropolitana, suspenderam as comemorações. As duas foram as que contabilizaram os maiores prejuízos devido às chuvas intensa.

As informações são do Portal Gazetaweb

Os recursos escassos pelo efeito da recessão econômica e a inundação fizeram com que os municípios mais castigados cancelassem a programação das festas de São João em 2017. As prefeituras de Marechal Deodoro e do Pilar, na Região Metropolitana da capital, suspenderam as comemorações depois do caos. As duas cidades foram as que contabilizaram os maiores prejuízos devido às chuvas intensas.

A assessoria de comunicação de Marechal Deodoro informou que a festa programada para este ano foi cancelada e que todos os esforços estão sendo empregados para recomposição das áreas afetadas pelas enchentes.

O prefeito do Pilar, Renato Filho, informou que não há a mínima estrutura e suporte financeiro para o município bancar ou sediar os festejos juninos este ano. Havia uma ideia, segundo ele, de promover eventos isolados e menores, mas, com o temporal, nem isto vai acontecer mais.

"Pretendíamos fazer concurso de quadrilhas juninas, apoiar e espalhar palhoções pela cidade e contratar alguns trios de pé de serra para tocar em alguns dias. No dia 29 de junho, a proposta era realizar o tradicional casamento matuto para encerrar os festejos. Porém, não temos como fazer mais nada", avisou o gestor. Ele acrescenta que os recursos que aparecerem a partir de agora serão destinados para assistência às centenas de pessoas desabrigadas ou desalojadas na cidade.

Em São Miguel dos Campos, distante 60 quilômetros da capital, a situação é bem parecida. A enchente deixou 180 famílias desalojadas e a prefeitura informou que está mobilizada para o atendimento a estas pessoas. Até agora, segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, não há programação de festa junina na cidade, que já fez uma das maiores programações do interior do estado nesta época do ano.

A prefeitura diz esperar, ainda, uma ajuda financeira do Ministério do Turismo. Caso contrário, a festa, de qualquer porte, se tornaria inviável.

Em Cajueiro, a programação também não está confirmada.

Na contramão dos demais municípios, Palmeira dos Índios, no Agreste, manteve e ainda reforçou a comemoração deste ano. Com o tema "Palmeira tem São João do Povo 2017", a festa está marcada para começar em 12 de junho e só terminar no dia 1º de julho. Várias atrações locais e regionais foram anunciadas, a exemplo de Jorge de Altinho, Baby Som e Garota Sertaneja. Concurso de quadrilhas também está programado no Arraiá Cometa Mambembe.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias