Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

07/06/2017 às 09h45m

Recife: Pontes Buarque de Macedo e Princesa Isabel recebem obra de iluminação cênica

O projeto, originário da Prefeitura do Recife, envolve o embutimento da fiação elétrica e telefônica e a instalação de refletores voltados para as vias e para o Rio Capibaribe.

recife

Ícones da arquitetura do Recife, as pontes Buarque de Macedo e Princesa Isabel, no coração da cidade, estão recebendo uma atenção especial do Governo de Pernambuco. A secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, através do Prodetur, iniciou a execução da obra de iluminação cênica das pontes. O projeto, originário da Prefeitura do Recife, envolve o embutimento da fiação elétrica e telefônica e a instalação de refletores voltados para as vias e para o Rio Capibaribe. A obra tem previsão de conclusão para outubro de 2017, e o investimento é de R$ 2,9 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A obra foi iniciada pela Ponte Buarque de Macedo, e nessa etapa os trabalhos serão focados no subsolo para o aterramento da fiação. Ao todo, o projeto compreende a retirada, substituição e modernização de todos os postes, luminárias e cabeamento instalados. Além disso, será realizado o aterramento dos postes seguindo os padrões de qualidade exigidos pelas Normas Técnicas e Regulamentares.

“As pontes Buarque de Macedo e Princesa Isabel estão inseridas no entorno de bens tombados como Palácio do Campo das Princesas, Teatro Santa Isabel, Casa Joaquim Nabuco, Ginásio Pernambucano e diversos casarios e ruas do Bairro do Recife, o que aumenta o compromisso do Estado em garantir a proteção, manutenção e conservação delas”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

A ponte Buarque de Macedo foi inaugurada em 1890, e interliga os bairros de Santo Antônio e Recife, cruzando a Rua Martins de Barros e a Rua Cais do Apolo, seguida pela Avenida Rio Branco que dá acesso ao Marco Zero. Já a Ponte Santa Isabel (Princesa Isabel), idealizada e projetada pelo arquiteto francês Louis Vauthier e construída pelo engenheiro inglês William Martineau, teve sua estrutura provisória erguida em 1643 e posteriormente substituída por uma ponte em ferro em 1863. Em 1913 essa estrutura de ferro foi substituída por concreto. No ano de 1967 foi restaurada por conta das enchentes de 1965 e 1966 que danificaram suas bases. Essa importante ponte interliga os bairros da Boa Vista e Santo Antônio, cruzando a rua da Aurora e rua do Sol, próxima do teatro de Santa Isabel e do Palácio do Governo do Estado.

"A parceria com o Governo do Estado foi indispensável para a execução desse projeto de requalificação das nossas pontes, tão importantes para a história da cidade.  Para o recifense ou visitante, as pontes Buarque de Macedo e Princesa Isabel serão, ainda mais, espaço de contemplação e cartões postais do Recife", afirma a secretária de Turismo Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Fotos: Luiz Fabiano

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias