Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

15/06/2016 às 15h15m - Atualizado em 15/06/2016 às 16h19m

15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Timbaúba, através da Secretaria de Ação Social e do Conselho do Idoso, contribui para melhorar a qualidade de vida do idoso do município, buscando a compreensão das dimensões do envelh

Timbaúba Agora com imformações da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania

Criado pela organização das nações unidas (ONU) em 2006, o dia 15 de junho marca o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Atualmente existem 810 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Com o aumento da população acima de 60 anos, aumentaram também os problemas, e um deles é a violência contra a pessoa idosa. Uma pesquisa realizada no disque 100 (órgão responsável por acolher, analisar e encaminhar denúncias de violações de direitos humanos à rede de proteção) mostra um crescimento muito alto de denúncias de violência contra pessoas idosas.

O objetivo do Conselho do Idoso de Timbaúba é formar redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão das dimensões do envelhecimento, gerando uma cultura que cuida do ser humano em sua plenitude.

As denúncias no disque 100 mostram que a maior parte das agressões contra as pessoas idosas, que vão desde o abuso financeiro, a negligência e até maus tratos físicos e psicológicos, é cometida por seus próprios familiares.

Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, trabalhamos intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

A Prefeitura Municipal de Timbaúba, a Secretaria de Ação Social e o Conselho do Idoso enfatiza a importância de não aceitar a violência como normal, criando mecanismos de prevenção além de destacar os direitos constitucionais dos idosos.

O Conselho do Idoso de Timbaúba tem 200 idosos cadastrados com uma frequência de 160. Já nos distritos de Livramento de Tiuma tem 45 idosos, Catucá 55 idosos e na Vila Cruangi 30

Edna Massa informou a reportagem do site Timbaúba Agora que os idosos timbaubenses recebem o acompanhamento de técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com apoio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

E também Massoterapia com Edson Massagista, viagens de lazer, capoeira adaptada para o idoso, palestras diversas, música semanalmente com Edimilson Tecladista, aula de artes, danças, jogos de tabuleiro.

"O idoso que quiser participar dessas atividades procurar a coordenadoria do Grupo da 3ª idade Primavera com Edna Massa ou Eleonora Braz e fazer o cadastro gratuitamente nas segundas feiras pela manhã e à tarde na secretaria de Ação Social em na antiga Unidade Mista no Bairro de Jardim Guarani" disse a presidente do Conselho do Idoso de Timbauba ao Timbaúba Agora.

Para maiores esclarecimentos, dúvidas e denúncias podem procurar a presidente do Conselho do Idoso Edna Massa na Secretaria de Assistência Social na antiga Unidade Mista no Bairro de Jardim Guarani ou ligar para o celular (81) 9 9115 2849.

LEIA TAMBÉM: Governo de Pernambuco realiza fiscalização e atividades educativas no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias