Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

09/07/2015 às 00h51m - Atualizado em 09/07/2015 às 08h32m

Representantes do SINTRAF de Timbaúba participam de reunião sobre Agricultura Familiar em Recife

Vereador Paulinho de Genésio (PSD), também esteve na reunião que abordou temas como a perfuração de poços, distribuição de cisternas, valorização e exploração dos recursos hídricos na região.

Na última segunda-feira (6), o vereador Paulinho de Genésio (PSD), e os representantes do SINTRAF de Timbaúba, Alberto Pereira (Presidente), e Maria Verônica da Silva (Secretária), participaram de uma reunião na sede da Secretaria Estadual de Agricultura em Recife.

A reunião foi presidida pelo Coordenador Estadual da FETRAF-PE João Santos e contou com a presença de Nilton Mota Secretario de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Gabriel Alves Maciel do IPA, Vicente Félix Perruci Filho da área de Recursos Hídricos do IPA, José Claudio, Secretário Executivo da Agricultura Familiar (SEAF), Paulo Lócio do ITERPE e do gerente técnico do ProRural, Joseilton Evangelista.

Vários representantes de municípios como Amaraji, Arcoverde e Carpina e também contou com a presença do coordenador do Sintraf Mata Norte, Sr. Edelson, onde solicitaram do Secretaria de Agricultura Dr. Nilton Mota, esclarecimento sobre o andamento dos programas da agricultura familiar.

Na ocasião foram abordados temas como a perfuração de poços, programa de cisternas, valorização e exploração dos recursos hídricos na região, construção de barragens, programa agua doce, e a agricultura irrigada com a distribuição para os agricultores cadastrados no programa da agricultura familiar, procurando ajustar a questão dos recursos hídricos facilitando a questão da produtividade para que a lavoura não fique a mercê da chuva de inverno porque quando não vem massacra e leva o home do campo a perder a semente e a safra, ou seja a perder a besta e o frete.

Na ocasião também foram discutidas questões polêmicas e foram feitas reivindicações ao Governo e a FETRAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) sobre a obtenção de projeto para ser desenvolvido nos SINTRAF- (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar).

O representante do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lócio sinalizou que vai atuar no estado com a obtenção de 12.000,00 título de posse a terra até dezembro de 2015, ou seja o agricultor terá mais facilidade de acesso à terra, e que futuramente serão discutidas questões relativas a diminuição da taxa na compra de terras localizadas na Mata Norte.

Com Gabriel Alves Maciel do Instituto de Pesquisa Agronômico (IPA), falou-se sobre projetos de cisternas, poços artesianos e kits de irrigação. Algumas áreas do Estado, inclusive na Mata Norte, a exemplo de Timbaúba que já está encaminhada para liberação de 200 cisternas até o final do ano, tendo em vista que consta dois convênios no Prorural no qual teremos mais 600 até o final de 2016, para atender toda área rural do Município, contanto que a localidade tenha associação e esteja vinculada ao Conselho de Desenvolvimento Rural.

Poços artesianos, já existe municípios que foi feito, outros faltam terminar e outros para execução só em 2016, portanto em Timbaúba existe locais que faltam ser terminados, o IPA atua para finalizar e encanar a água para as localidades abaixo de 250 famílias, contanto que a água do poço seja de qualidade. E quanto aos kits de Irrigação ainda serão resolvidos.

Já os Projetos Produtivos ficaram garantido que o Governo do Estado irá conceder apoio aos projetos "Galinha Caipira" e "Vaca no Coxo" para todas regiões do Estado.

Foi solicitado também pelos representantes do Sintraf, bancas para Feira de Agricultura Familiar, o estado já apresentou projeto ao Governo Federal para aquisição de 2.000,00 bancas para liberação em 2016.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias