Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

10/07/2015 às 09h13m - Atualizado em 04/09/2015 às 09h31m

Timbaúba: Canavieiros se reúnem nesta sexta (10), para tratar da volta da Usina Cruangi

O encontro na AABB, às 9h30, reunirá o prefeito Júnior Rodrigues, o secretário estadual da Agricultura, Nilton Mota, deputado federal Marinaldo Rosendo, estadual Aloísio Lessa, e agricultores ligados

Nesta sexta-feira (10), na AABB de Timbaúba, às 9h30, um tema de interesse da população da Mata Norte, reunirá o prefeito do município, Júnior Rodrigues, o secretário estadual da Agricultura, Nilton Mota, e agricultores ligados à cadeia produtiva da cana, para debater o desenvolvimento socioeconômico local, com a reativação da Usina Cruangi.

Também confirmaram presença os deputados federal Marinaldo Rosendo, e o estadual Aloísio Lessa.

O evento está sendo organizado pela Associação dos Fornecedores de Cana do PE (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana. Estas entidades são responsáveis pela intenção de reativar a unidade industrial, através de um cooperativa (Coaf).

O governador Paulo Câmara e o secretário estadual da Fazenda, Márcio Stefanni, também foram convidados para o encontro, mas ainda não confirmaram a participação.

Depois do sucesso de arrendar e por para funcionar na última safra, outra usina fechada em Pernambuco, a Usina Pumaty, na Mata Sul, moendo mais de 500 mil toneladas de cana, e faturando cerca de R$ 50 milhões, as entidades de classe do setor dizem ter ganho experiência e já avançaram no processo de reativação da usina em Timbaúba.

Através da Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de PE (Coaf), já assinaram um contrato de arrendamento de Cruangi.

Para o negócio ter validade, falta o aval final do juiz da Recuperação Judicial da unidade fabril. Canavieiros e políticos acreditam na aprovação, já que a reativação é favorável para os credores da usina, que já aprovaram o arrendamento.

Os encaminhamentos e desafios para a implementação da ação serão debatidos entre os entes dos órgãos públicos e da classe canavieira, e, sobretudo, com os fornecedores de cana convidados.

“O arrendamento para reativar Cruangi, por meio do cooperativismo dos canavieiros, é a nossa alternativa para o agricultor não continuar sem opção na hora de fornecedor a cana às usinas, que restam poucas após o fechamento de várias na Mata Norte”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.

A expectativa é esmagar 400 mil toneladas nesta safra. O presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado, Gerson Carneiro Leão, foi um dos responsáveis pela reabertura Usina Pumaty.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias