10/07/2025 às 18h12m
Operação prende jovem de 18 anos suspeito de praticar crimes de ódio na internet, em Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco
Prisão preventiva foi realizada com base em informações obtidas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul
Um jovem de 18 anos foi preso preventivamente, nesta quarta-feira (9), no município de Cachoeirinha, no Agreste do estado, suspeito de praticar crimes de ódio na internet. A ação foi coordenada pela Promotoria de Justiça de Cachoeirinha e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE), com a deflagração da Operação Aurora.
De acordo com o MPPE, a ação aconteceu após chegarem informações do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Os dados apontavam que o suspeito acessava e compartilhava “conteúdo ligado à prática de crimes de ódio na internet”, informou o órgão, por meio de nota.
O Gaeco apurou ainda que o investigado tinha planos de “executar um atentado”. “Conforme apontam as investigações, o jovem é considerado um ‘lobo solitário’, ou seja, não integrava formalmente nenhum grupo”, diz ainda o MPPE.
Conteúdo de ódio na internet
Ainda de acordo com o MPPE, o suspeito vinha publicando com frequência ameaças nas redes sociais, e dialogava diretamente com outros usuários que usavam terminologias associadas a ideologias extremistas, de cunho racista, antissemita e de estímulo a atos de violência extrema, como massacres em escolas e ataques a pessoas em situação de rua.
O suspeito foi detido em sua casa, na zona rural do município, e conduzido à Promotoria de Justiça. No local, ele foi ouvido e conduzido à Delegacia de Belo Jardim, onde aguarda a audiência de custódia. Além do homem preso, os integrantes do Gaeco apreenderam um telefone celular.
*Com informações da assessoria.