Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/07/2020 às 14h22m - Atualizado em 13/07/2020 às 14h47m

Timbaúba e mais 16 cidades da Mata Norte de Pernambuco poderão reabrir bares e restaurantes no dia 20

Confira os protocolos e os outros municípios que os serviços de alimentação poderão retomar o atendimento presencial.

bares-restaurantes

A partir do dia 20 de julho, os serviços de alimentação (restaurantes, cafeterias, lanchonetes e similares) poderão retomar o atendimento presencial em 72 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Sul e Mata Norte. Mas, para isso, estabelecimentos, funcionários e clientes precisarão seguir medidas preventivas voltadas à contenção da curva de disseminação da covid-19.

Veja as regras que deverão ser seguidas:

Distanciamento e horário

– Distanciamento mínimo de um metro e meio entre clientes de mesas diferentes, locais de espera e caixa;

– Os estabelecimentos devem se limitar a receber 50% de sua capacidade total e não poderão acomodar mais de 10 pessoas por mesa;

– Alimentos e bebidas devem ser consumidos, obrigatoriamente, por clientes dispostos sentados, nas mesas ou balcão;

– Está proibida a realização de shows, e a música ambiente deve respeitar a limitação de 35 decibéis;

– O funcionamento dos estabelecimentos, por sua vez, não poderá ocorrer no horário das 20h às 6h.

Higiene

– É obrigatório o uso das máscaras para todos os funcionários e clientes, quando estes não estiverem se alimentando;

– Álcool 70% deve estar disponível aos frequentadores em todos os pontos de entrada e de atendimento;

– Deverá haver reforço da limpeza de mesas, cadeiras e bandejas, além das superfícies mais tocadas e banheiros a cada duas horas. Os cardápios, por sua vez, precisam ser oferecidos em material que possibilite a desinfecção após cada atendimento;

– Em caso de existência de bufê, os alimentos devem ser cobertos por protetores salivares com fechamento frontal e lateral. Em self-service, precisam ser entregues luvas de plástico descartáveis no começo da fila, antes do toque nas bandejas e/ou pratos. Os talheres serão protegidos por embalagens individuais;

– Estabelecimentos também terão de priorizar sachês individuais para temperos como sal e pimenta, além de palitos de dente e adoçantes. Na cozinha, reservar espaço para a higienização dos alimentos segundo o Programa Alimento Seguro ou outro protocolo similar.

Outras medidas

O protocolo ainda determina que devem ser evitadas reuniões presenciais com trabalhadores. “Se imprescindível, fazer em locais abertos e mantendo a distância de segurança”, diz o protocolo.

Outra medida é que as mercadorias para coleta e entrega estejam em local com controle exclusivo do estabelecimento, não devendo estar expostas para retirada direta pelo prestador de serviço ou cliente. Também é recomendado guichês de atendimento ao público, nos pontos de coleta, com anteparos de vidro ou acrílico para proteção das pessoas.

Monitoramento

Os estabelecimentos devem utilizar os meios de comunicação disponíveis (mídia interna e redes sociais) para informar aos clientes sobre as medidas adotadas de higiene e precaução e definir orientações claras de uso e limpeza dos banheiros para garantir que eles sejam mantidos limpos e o distanciamento social seja alcançado o máximo possível.

Os proprietários terão ainda que orientar os trabalhadores que apresentarem sintomas gripais a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br) para orientações e cuidados.

Cidades que poderão reabrir os serviços de alimentação

Região Metropolitana do Recife e Mata Central

Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

Zona da Mata Norte e parte do Agreste

Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência, Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer e Timbaúba.

Zona da Mata Sul 

Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias