Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

03/08/2022 às 01h26m - Atualizado em 03/08/2022 às 09h25m

Apenas 2 parlamentares de Pernambuco tiraram a nota máxima, em desempenho no Congresso

Segundo a ONG Legisla Brasil, Danilo Cabral e Felipe Carreiras ambos do (PSB-PE) aparecem entre os parlamentares mais bem-avaliados do Congresso Nacional.

camara_dos_deputados

O Legisla Brasil é uma ONG dedicada a melhorar a gestão parlamentar e a selecionar assessores para gabinetes. Eles lançaram nessa segunda-feira, 1, a primeira edição do Índice Legisla Brasil, que avalia o desempenho de todos os deputados da atual Legislatura a partir de dados objetivos, como fiscalização e apresetação de projetos.

Em Pernambuco, apenas Danilo Cabral (PSB-PE) e Felipe Carreiras (PSB-PE) aparecem entre os parlamentares mais bem-avaliados do Congresso Nacional, com notas significativamente acima da média nacional em três, dos quatro critérios do índice Legisla Brasil.

Detalhamento

Ambos deputados tiveram suas melhores notas no critério de mobilização, que avalia a capacidade do parlamentar em mobilizar articulações partidárias – seja no avanço de pautas ou na conquista de cargos relevantes.

O critério também considera a competência do parlamentar em realizar mobilização da sociedade civil, em seus requerimentos de Audiência Pública.

"Curiosamente  esse é um indicador que partidos de direita geralmente performam melhor, numa média nacional", avalia a economista Olívia Carneiro - a criadora do índice.

Os parlamentares também se destacaram com notas acima da média nacional nos indicadores de produção legislativa e fiscalização.

"O que indica que os deputados demonstram capacidade de produzir pautas relevantes e de fiscalizar o trabalho do Executivo".

Marília Arraes aparece com quatro estrelas. Sendo a pior nota dela em Fiscalização, conforme o Legisla Brasil.

André de Paula aparece com duas estrelas.

"Duas estrelas, uma performance ruim. Pior desempenho em Fiscalização, com nota 0.4, abaixo da média nacional. Ele ficou abaixo da média nacional em Mobilização e Alinhamento Partidário também" informa o Legisla Brasil.

Veja a pontuação de todos os deputados

Abaixo da média

De acordo com o estudo, tanto Danilo quanto Felipe ficaram abaixo da média apenas no critério de alinhamento partidário – embora estejam bem perto da média de Pernambuco.

Esse critério avalia como o parlamentar se alinha com sua legenda. Há um incentivo institucional para que os parlamentares atuem junto ao seu bloco partidário, não é a toa que a média nacional do indicador de alinhamento partidário é a mais alta entre todos os indicadores mapeados.

ANÁLISE PERNAMBUCO

Na dimensão de produção legislativa, as maiores médias do estado estão no indicador de apresentação de projetos e de relevância.

Ainda que estejam produzindo em conjunto com outros parlamentares, os deputados estão apresentando projetos de incidência na vida material. Relatórios e Emendas de Plenário possuem a segunda maior nota, indicando um padrão de ferramenta legislativa adotado pelos parlamentares do Estado.

Na fiscalização, o indicador com a maior média é o de requerimentos de informação.

"Esse tipo de fiscalização preventiva foi o mais adotado pelos parlamentares, junto com o recebimento de emendas do Executivo", explica o estudo.

A dimensão de produção de leis tem as maiores médias em parlamentares do PSB, PT e REDE.

A de fiscalização tem a liderança de parlamentares do PDT e PSB, enquanto a categoria de mobilização por parlamentares do PSB e PT.

Enquanto os grandes partidos do estado têm as maiores médias nas dimensões de atuação individual, as maiores notas no alinhamento partidário inclui também partidos menores, como o Republicanos, o PCdoB e o União Brasil.

Distribuição de estrelas

2 parlamentares 5 estrelas: PSB

5 parlamentares 4 estrelas: PT, PDT, PSB e REDE

10 parlamentares 3 estrelas: REPUBLICANOS, PCdoB, PSB, PL, PP, SOLIDARIEDADE, CIDADANIA

9 parlamentares 2 estrelas: UNIÃO, AVANTE, PP, PSC, PSB, PSD, PODE e MDB

ANÁLISE NORDESTE

De acordo com a entidade, o Nordeste é a região que tem os estados que mais pontuam no indicador de alinhamento partidário. Ao mesmo tempo, seis estados da região (RN, PB, PI, BA, MA, CE) possuem as menores médias para a dimensão de fiscalização.

O Ceará é o estado com o maior número de parlamentares que possuem a maior média na dimensão de produção legislativa.

Dos 10 parlamentares com a maior média na região, cinco são do CE.

A dimensão de fiscalização é protagonizada por parlamentares de partidos de esquerda. São deputados do PT, PSB e PDT que possuem as maiores médias no eixo.

PB, BA, MA e CE são os estados que possuem a menor média para a dimensão de mobilização.

"Esse aspecto pode levantar a hipótese de que governos que representavam uma maior resistência e oposição ao Governo Federal poderiam enfrentar mais dificuldade de articulação".

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias