Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

15/08/2022 às 08h22m - Atualizado em 15/08/2022 às 09h09m

Em Timbaúba, antigo prédio da Estação Ferroviária (que representa valor cultural e histórico para o município) está abandonado, deteriorado, cheio de mato e acumulando lixo na parte interna

Atual situação do imóvel apresenta riscos a saúde da população timbaubense e de acidentes.

estacao_ferroviaria

O antigo prédio da Estação Ferroviária de Timbaúba, localizado na Rua Maciel Pinheiro, na área central da cidade, Mata Norte de Pernambuco, está em total estado de abandono e apresentando riscos a saúde da população timbaubense e de acidentes. O imóvel, que representa um grande valor cultural e histórico para o município, foi inaugurado em 1888.

estacao_ferroviaria_1

A estação ferroviária que um dia foi orgulho para os timbaubenses por conta da sua arquitetura, originalidade e representatividade, encontra-se em uma situação lamentável e deplorável. O prédio está em precário estado de conservação. Parte está destelhado, as janelas e as portas estão danificadas e o lixo e um grande matagal tomaram conta da parte interna do imóvel. Todo esse descaso com o local histórico apresenta riscos a saúde da população, pois as pessoas estão expostas a água parada, ambiente propício para a proliferação de mosquitos da dengue, chikungunya e zika. O acumulo de lixo pode está atraindo ratos e facilitando a propagação de leptospirose.

estacao_ferroviaria_2

No entorno do antigo prédio da Estação Ferroviária, existem comércios de lanches e bebidas, por esse motivo o local necessita de um maior cuidado com a limpeza.

estacao_ferroviaria_4

O risco de acidentes no local também é grande. Muitas telhas também estão correndo o risco de cair. E o local tem grande fluxo de crianças e adolescentes, pois periodicamente são instalados parques e circos, ao lado da antiga estação ferroviária.

estacao_ferroviaria_3

Em diversas cidades do Brasil, os antigos prédios da Estação Ferroviária foram revitalizadas pelos Governos Municipais. Nesses locais foram instalados nesses imóveis, por exemplo: memorial e museu resgatando o valor histórico do espaço como patrimônio da cidade; restaurante e outros atrativos, como a história da ferrovia; ponto de lazer e turismo; espaço cultural; biblioteca; entre outros espaços. Essas ações realizadas pelos municípios que revitalizaram os prédios estão gerando emprego e renda.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias