Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

28/08/2019 às 07h31m

Deputado Antônio Moraes recebe Título de Cidadão Aliancense nesta quarta (28)

O requerimento é do Vereador Presidente da Câmara André Gonzaga (André Empreiteiro)

antonio_moraes_1

Antônio de Moraes Andrade Neto é filho de Ari de Moraes Andrade, e Maria Julita Pessoa de Moraes. Nasceu em 18 de Fevereiro de 1954 em Macaparana - Pernambuco. Casado com Suely de Moraes Oliveira, pai de três filhos: Ary de Moraes Andrade Neto, Felipe de Moraes Andrade e Lucas de Moraes Andrade.

NASCEU NO BERÇO POLITICO
Antônio Moraes é neto de Ana de Moraes Andrade (Anita Moraes) a primeira mulher a ser prefeita no Estado de Pernambuco, no município de Macaparana. Seu avô Antônio de Moraes foi prefeito de Macaparana. Ainda jovem; Moraes começou sua vida política sempre atento à sua terra natal, seguindo os exemplos de sua avó Anita Moraes e seu pai Ari Moraes Andrade, que também foi prefeito de Macaparana.

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, quando estudante foi oficial de gabinete dos governadores Eraldo Gueiros Leite e Antonio Marcos Maciel, ao concluir foi logo nomeado Delegado de Polícia Civil. Assumiu diversos cargos como: Delegado das Delegacias do Interior, Delegado Distritais de Boa Viagem e do Espinheiro, Delegacia Especial de Armas e Explosivos, Diretor de Polícia da Capital. Foi Diretor do Conselho Nacional de Petróleo do Nordeste e Secretário de Segurança de Pernambuco no governo de Miguel Arraes de Alencar em 1995, o mesmo cargo que ocupou seu bisavô Francisco Porphírio de Andrade Lima, no governo do General Dantas Barreto em 1911. Porphírio foi também Delegado da Província indicado por D. Pedro II.

UMA TRAJETORIA DE SUCESSO
Antônio Moraes foi eleito pela primeira vez deputado em 1998. Dono de um caráter exemplar é hoje um dos parlamentares mais respeitado na Assembléia Legislativa. Ocupou a 2º Vice-Presidência na Mesa Diretora da Casa Joaquim Nabuco, presidiu a Comissão de Constituição Legislação e Justiça e a Comissão de Ética Parlamentar, Comissão Especial pela Preservação do Parque Asa Branca, fez parte de diversas comissões, dentre elas a de Finanças, de Defesa da Cidadania, de Negócios Municipais, de Agricultura e de Negócios Internacionais, participou da CPI do Narcotráfico, e CPI da Violência, sempre atuando de forma ética. É um dos parlamentares mais atuantes, com intensa representação na região da Mata Norte. Está no quinto mandato consecutivo, sempre eleito em sua base eleitoral.

SEGURANÇA E CONFIANÇA SEMPRE FORAM MARCA DE MORAES
Quando se fala em segurança, não se pode deixar de falar em Antônio Moraes, quando em sua passagem como Secretario de Segurança Publica de Pernambuco atuou de maneira exemplar, prestando relevante trabalho de combate a criminalidade. Segurança e Confiança sempre foi sua marca.

“MORAES O GUARDIÃO DA CULTURA PERNAMBUCANA”
Pernambuco tem uma grande pluralidade cultural bem diversificada. A riqueza cultural pernambucana é bastante visível através de suas manifestações populares. Antônio Moraes recebeu vários prêmios culturais, inclusive a mais cobiçada estatueta, o “Leão do Norte” sendo reconhecido por duas vezes como defensor da cultura pernambucana. Por ser um grande amante e incentivador da disseminação dos valores e riquezas das culturas populares, foi aclamado deputado “GUARDIÃO DA CULTURA PERNAMBUCANA”. Moraes é um defensor destemido da cultura de massas e das tradições rurais como: a Literatura de Cordel, o Artesanato, as Festas Populares e Religiosas, o Carnaval com seu Frevo, e as Festas Juninas. Os Festejos estão na sua alma como: Cavalo Marinho, Natal e Reis, e no mais profundo do âmago deste nobre parlamentar estão às danças culturais e populares como: A Capoeira, o Maracatu Rural, o Coco, o Forró e a Ciranda.

UM PRESIDENTE ATUANTE
O deputado Antonio Moraes foi presidente do PSDB, e na corrida para novas conquistas, veio o reconhecimento de seu trabalho no ano de 2015, quando Moraes foi reconduzido à Presidência Estadual do PSDB. Com um carisma invejável está realizando um trabalho excelente na preparação e fortalecimento das bases políticas do PSDB em todo Estado. Seu empenho tem conseguido grandes êxitos com ótimas filiações em todos os municípios pernambucanos.

ANTÔNIO MORAES PORTA VOZ DO POVO PERNAMBUCANO
Moraes se firma como um dos mais importante e influente político de Pernambuco, como fiscalizador atuou como porta voz do povo pernambucano. Quando foi escolhido para ser o líder da bancada de oposição fez um excelente trabalho, inclusive levando ao conhecimento do executivo as precariedades das estradas de Pernambuco, que ficou conhecida com “RALI DA BURAQUEIRA”, o governo abraçou a causa e criou o “Programa Caminhos da Integração” do Governo do Estado. Lutou e viu a barragem Tiúma em Timbaúba construída. Outros apelos de Moraes foram atendidos pelo governo como a construção da barragem de Sirijí, a construção da Unidade Mista em Carpina, e a Adutora de Sirijí que atende oito cidades, acabando com o racionamento de água em: Macaparana, São Vicente Férrer, Machados, Vicência, Aliança, Condado, Itaquitinga e Buenos Aires.

TRABALHANDO POR TODOS
Algumas Emendas Parlamentares propostas pelo Deputado Antônio Moraes, no Plano Plurianual do Estado melhorou a vida dos municípios de Carpina, Nazaré da Mata, Timbaúba, Vicência, Macaparana, Camutanga, Condado, Itapissuma, Riacho das Almas, Exú, Tabira, Lagoa do Carro e Tracunhaém. Moraes não se limita a atuar somente na sua base eleitoral de origem; com grande responsabilidade ele procura defender os interesses do povo pernambucano como um todo.
ALGUNS PROJETOS APRESENTADO POR ANTÔNIO MORAES QUE VIRARAM LEI
Como legislador Moraes apresentou diversos projetos que se tornaram leis, e hoje refletem positivamente, ajudando a melhorar à vida do Povo Pernambucano.
Lei nº 12.077/2001 - Dispõe sobre prestação de informações às pessoas e/ou familiares vitimas de acidentes de transito, através do boletim de ocorrência.
Lei nº 12.047/2001 – Dispõe sobre a instalação de SALA DE LEITURA nos estabelecimentos de ensino estaduais e particulares do Estado de Pernambuco.
Lei nº 12.066/2001 – Cria no calendário Cívico Cultural do Estado de Pernambuco o DIA DO CANTATOR REPENTISTA. O dia 06 de janeiro.
Lei nº 12.164/2002 – Cria o certificado de RESPONSABILIDADE SOCIAL, para empresas estabelecidas no âmbito do Estado de Pernambuco.
Lei nº 12.225/2002 – Dispõe sobre a divulgação do número do telefone do DISQUE DENUNCIA. (3421.9595).
Lei nº 12.958/2005 – Institui no calendário oficial do Estado de Pernambuco o dia estadual do CORDELISTA. 19 de novembro.
Lei nº 13.246/2007 – Institui o dia e a semana do IDOSO.
Lei nº 13.460/2008 – Obrigatoriedade das Unidades de Saúde Pública e Privada no Estado de Pernambuco, afixar diariamente a escala de plantão dos profissionais da área de saúde.
Lei nº 13.876/2009 – Institui o dia 19 de Março, data consagrada a São José, o DIA DO CARPINTEIRO.
Lei nº 13.843/2009 - Considera a “AGREMIAÇÃO CARNAVALESCA BLOCO DAS FLORES”, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.
Lei nº 14.174/2010 – A MISSA DO POETA celebrada na cidade de Tabira-PE, com Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.
Lei nº 14.826/2012 - ÁGUA COM QUALIDADE, com esta lei os pernambucanos consumidores de água potável tem a certeza que está levando para sua casa um produto dentro dos padrões estabelecido pela Agencia Nacional de Saúde (ANVISA).
Lei nº 14.677/2012 – Torna ilegal a empresa que atua no setor de comercialização de combustíveis que não estiverem dentro das normalidades impostas pela Agencias Nacional de Petróleo.
Lei nº 14.680/2012 – Para realizar leilões de carro usado as empresas terão que obter uma licença junto ao Departamento de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e da Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI).
Lei 15. 279.2014 – Concede a Macaparana o título “CAPITAL ESTADUAL DO CROCHÊ”.
Lei n° 15.566/2015 - Estabelece normas para a fabricação de gelo em Pernambuco. Com a Lei, as empresas terão que prestar contas à Vigilância Sanitária e receberão um selo emitido pela Secretaria da Fazenda.
Lei nº 15.518/2015 - Confere ao Município de Vicência o Título de “TERRA DOS ENGENHOS E DO VÔO LIVRE”.

HOMENAGENS RECEBIDAS
Político exemplar, de conduta ilibada e caráter inquestionável, fez de Antonio Moraes um merecedor de honrarias e títulos por relevantes serviços prestados à sociedade Pernambucana.
Algumas homenagens recebidas pelo o Exmº Sr. Deputado Estadual Antônio de Moraes Andrade Neto.
Troféu Leão do Norte – Desenvolvimento Cultural.
Troféu Leão do Norte – Desenvolvimento da Educação.
Troféu Leão do Norte – Desenvolvimento Cultural de Pernambuco.
Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar.
Medalha Pernambucana ao Mérito Policial Militar.
Medalha Frei Caneca, a mais alta comenda da Corte Eleitoral de Pernambuco.
Medalha comemorativa do 97º aniversário do Porto de Recife.
Diploma ao Mérito ROMERO AMORIM pelo apoio aos Blocos Líricos.
Diploma de Reconhecimento ao Mérito AGAPEANO por relevantes serviços prestados ás cidades de Recife e Macaparana.
Diploma Amigo da Imprensa (Associação da Imprensa de Pernambuco).
Diploma de Honra ao Mérito ACAPECOOL (Academia Integrada de Defesa Social Campus de Ensino Recife.
Diploma – Caxanga Ágape.
Diploma pelas comemorações alusivas aos setenta anos da participação da FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB) na Segunda Guerra Mundial.
Diploma ao Mérito concedido pela TRADE – Revista de Turismo.
Diploma - Premio Olegaria Maraiano de Parceria.
Titulo de Sócio Benemérito concedido pela APES (Associação Pernambucana de Supermercados).
Título de Cidadão Recifense.
Titulo de Personalidade Good 2009 pelo jornal de Surubim.
Certificado de Reconhecimento pela atuação em prol do Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Pernambuco. 2010; 2011; 2012. Jornal Voz do Planalto.
Certificado com a medalha comemorativa do 97º aniversário do Porto de Recife.
Certificado - Amigo do Meio Ambiente.
Certificado – MinistérioPúblico de Pernambuco – Promotoria de Justiça Do Condado – Juízo de Direito da Comarca do Condado – “PROJETO CIDADANIA” –Como Palestrante sobre Segurança Pública.

antonio_moraes

Mais informação visite a FUNDAÇÃO ANITA MORAES, localizada na Rua Nossa Senhora do Amparo nº 140 Macaparana Pernambuco.
Você encontrará um grande acervo desta nobre família, desde a Matriarca Anita Moraes, quando veio morar no Distrito de Macapá no ano de 1920, até os dias de hoje.

Atualmente o parlamentar está no 6º mandato consecutivo e preside a Comissão de Administração pública da Alepe e a vice Presidencia da Comissão de Finanças. Também é presidente da Comissão Especial de Barragens na Assembleia

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias