Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

01/09/2016 às 10h42m

Entre os pernambucanos, dois votos contra o impeachment e um a favor

Previsão se confirmou. Saiba como votou cada senador no julgamento final do impeachment.

Por 61 votos a 20, o plenário do Senado condenou nesta quarta-feira (31) a presidenta Dilma Rousseff por crime de responsabilidade, em sessão com mais de 2 horas de duração. Com isso, a petista será definitivamente afastada de seu cargo. Pela segunda vez na história do Brasil, uma figura política é destituída da Presidência da República por meio do impeachment. Não houve abstenções.

Foram realizadas duas votações no julgamento do afastamento definitivo de Dilma Rousseff. A primeira votação decidiu sobre o impeachment. A outra, definiu que a presidente não ficará inelegível por oito anos e poderá ecercer função pública. Ambas exigiam o quórum qualificado de dois terços para aprovação.

Dos três senadores pernambucanos, dois votaram contra o impeachment: Armando Monteiro (PTB-PE) e Humberto Costa (PT-PE). Já Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) votou a favor.

O processo teve fim nove meses após a autorização da abertura do processo pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A votação decisiva, comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, foi aberta, nominal e por registro eletrônico.

Lewandowski reabriu a sessão às 11h15, com a leitura do relatório resumido sobre o processo. "É um resumo de tudo o que aconteceu até o momento, inclusive os argumentos da acusação e da defesa", disse o ministro que anunciou um "brevissimo resumo do que importa".

No documento, o ministro listou provas e os principais argumentos que foram apresentados ao longo dos últimos dias pela acusação e pela defesa. Após quase 70 horas de julgamento, iniciado na última quinta-feira (25), foram ouvidos, além da própria representada, parlamentares, testemunhas e os advogados das duas partes.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias