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04/09/2014 às 10h34m - Atualizado em 04/09/2014 às 11h15m

Armando apresenta soluções para mobilidade no Recife e RMR

Sabatinado por jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Armando ainda apontou saídas para os desafios que Pernambuco enfrenta

As soluções para melhorar os problemas da mobilidade urbana na Região Metropolitana foram apresentadas pelo candidato ao governo do Estado Armando Monteiro (PTB), em entrevista à Rádio JC News, na tarde desta quarta-feira (3). Sabatinado por jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Armando ainda apontou saídas para os desafios que Pernambuco enfrenta em áreas como saúde, educação e segurança pública, além de temas como cultura, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Armando lembrou que o Brasil perdeu a chance de evitar os gargalos da mobilidade há pelo menos duas décadas – o que ocasionou uma dependência grande do sistema de ônibus. “O País atrasou-se muito na questão de planejamento. São coisas que deveriam ter sido feitas há pelo menos 20 anos. Por isso, muitas das soluções terminam sendo emergenciais”, afirmou.

O primeiro ponto destacado por Armando é a ampliação do número de passageiros do metrô diariamente. “São trens muito antigos, que precisam ser renovados para que tenhamos mais frequência. Assim, a capacidade de 300 mil passageiros por dia pode passar, segundo os estudos, para 550 mil”, explicou. Questionado sobre o fato de o Metrorec ser de responsabilidade federal, o candidato lembrou que é necessário em um governador a capacidade de articulação junto à União para a obtenção de recursos e obras. “Quantas e quantas coisas Pernambuco já fez nos últimos anos com apoio do governo federal? Pernambuco precisa do governo federal para realizar investimentos em mobilidade e infraestrutura, seja por meio de estatais e ministérios setoriais ou empréstimos”, frisou.

O candidato ainda falou sobre a necessidade de conclusão dos corredores de BRT, cujas obras estão atrasadas. “O BRT veio para ficar. Precisamos ampliar os corredores”, disse Armando, citando como opções vias como a Segunda Perimetral e a BR-101. “Estive em alguns terminais de integração e percebo o imenso desconforto e a irritação da população”, explicou Armando, que visitou o Terminal de Integração (TI) de Camaragibe e o TI da Estação Central do Metrô.

Além das duas opções de modal, Armando ainda apontou como alternativa a implantação de linhas de VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos, que já opera entre Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. “Imagino que seja possível utilizar o VLT até São Lourenço”, sugeriu.


Foto: Leo Caldas/Divulgação

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