Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

10/09/2014 às 09h28m - Atualizado em 10/09/2014 às 09h38m

Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio convoca pessoas para discutir tabu

Centro de Valorização da Vida chama a atenção para número elevado de mortes do tipo no Brasil

Apesar de pouco discutido, o suicídio é uma das maiores causas de mortalidade no mundo; a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Só no Brasil, 25 suicídios são registrados por dia. Foi pensando nisso que o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove, no dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A ação visa discutir e abordar o tabu do suicídio. É sabido que nove em cada dez mortes do tipo podem ser evitadas, já que em 70% dos casos a pessoa tira a vida por problemas que envolvem depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia ou uso de drogas. "A principal coisa a se fazer é ouvir a pessoa e nunca subestimar, porque por trás de um comportamento duvidoso pode haver um grande problema. É isso o que o CVV faz, sempre com um absoluto sigilo", explica o coordenador geral do CVV no Recife, Airton Siqueira.

Atualmente, o CVV conta com 2 mil voluntários em 18 estados do país, que atendem a pessoas em estado de fragilidade emocional por telefone, de forma gratuita e sigilosa. Os interessados em apoiar a CVV podem se informar através do site do centro. Para ser atendido por um dos voluntários da CVV, ligue para (81) 3421.7311 ou 141.


Do JC Online

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias