Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/09/2015 às 10h37m

Estado de Pernambuco supera meta contra poliomielite e vacina mais de 600 mil crianças

Depois de prorrogar campanha por mais uma semana, Pernambuco conseguiu imunizar 96,6% do público alvo

A doença no Brasil está erradicada. O último caso ocorreu há 26 anos (1989) / Foto: Divulgação/PCRA doença no Brasil está erradicada. O último caso ocorreu há 26 anos (1989)

Depois de prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite por mais uma semana, o Estado de Pernambuco finalmente conseguiu alcançar e superar a meta de imunizar 95% das crianças entre seis meses e menos de 5 anos. Ao todo, 601.680 meninos e meninas receberam a vacina, o que representa 96,16% do público-alvo.

De acordo com a a secretaria, os dados ainda podem sofrer alterações, pois as últimas doses aplicadas ainda estão sendo enviadas pelos municípios para o sistema de informações do Ministério da Saúde. O balanço final consolidado será divulgado nas próximas semanas. A tendência é que Pernambuco obtenha uma marca próxima a 100% de cobertura vacinal.

Os pais e responsáveis que não aproveitaram a campanha para imunizar os filhos contra a pólio ainda podem recorrer aos postos de saúde, que continuam oferecendo a vacina, rotineiramente. As crianças não vacinadas podem desenvolver a doença, que provoca paralisia em pelo menos um dos membros inferiores.

A campanha contra a poliomielite começou no dia 15 de agosto e deveria ter sido encerrada no dia 31, mas a Secretaria de Saúde do Estado decidiu prorrogar o prazo até a última quarta-feira porque só tinha conseguido alcançar 80% de imunização.

A doença no Brasil está erradicada. O último caso ocorreu há 26 anos (1989) no município de Souza, no Sertão da Paraíba. Em Pernambuco, manifestou-se pela última vez em 1988.

HPV - A Secretaria Estadual de Saúde está convocando meninas com idade entre 9 e 11 anos para tomar a segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) nos postos de saúde. Essa dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a meta é vacinar, no mínimo, 80% do público-alvo, de 242.840 garotas. A vacina protege contra quatro subtipos do HPV, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

O HPV é um vírus contraído na relação sexual, mas também pode ser transmitido durante o parto. O câncer do colo do útero é o terceiro tipo que acomete mulheres no Brasil. Por ano, causa mais de cinco mil mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Pernambuco, foram 276 óbitos em 2012. No ano seguinte, morreram 252 mulheres. A estimativa para 2014/2015 em todo o País, segundo o Ministério, é de aproximadamente 15 mil novos casos da doença.


Do Jornal do Comércio

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias