Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

25/09/2020 às 02h35m

Adolescente de 15 anos morre após sofrer choque elétrico por celular ligado à tomada no Piauí

De acordo com a Polícia Civil, Luigi Nascimento Sousa Sodré estava jogando com o celular carregando quando pegou um choque e acabou morrendo.

choque_eletrico

Luigi Nascimento Sousa Sodré, de 15 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (23), após sofrer uma descarga elétrica quando utilizava o celular ligado à tomada de um bar e restaurante localizado na Praia de Atalaia, em Luís Correia, a 365 km de Teresina, no Litoral do Piauí.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro, mas ao chegar no local, verificou que o jovem já estava sem vida.

A Polícia Militar também foi chamada e realizou o isolamento do local para realização da perícia. Após o procedimento, o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba recolheu o corpo.

De acordo com o perito criminal do IML, Eduardo Gonçalves, o adolescente estava jogando com o celular carregando e pegou um choque elétrico, que resultou na sua morte.

"Verificamos algumas marcas características de choque elétrico no corpo e havia uma equipe de uma concessionária de energia no local que informou a queda de uma das fases de um poste na região, mas não tenho como dizer se foi no momento exato", informou.

A Equatorial Piauí alegou que que não foi identificado nenhum cabo partido ou defeito na rede que justifique o acidente que causou a morte do jovem. A empresa informou que é responsável pelas redes de distribuição até o ponto de entrega e medição dos clientes, não sendo responsável pelas redes internas nas unidades consumidoras. Leia a nota ao fim da reportagem.

Ainda de acordo com o perito, o carregador do celular não apresentou nenhum problema e a tomada em que ele estava conectado não estourou, mas existe um limite de eletricidade que o material do carregador consegue isolar.

"Acredito que ele tenha sofrido isso devido à alta tensão e não somente por causa da corrente elétrica. Entre 120 e 1200 volts é causado um fenômeno parecido com o de um desfibrilador e isso leva à parada cardíaca e asfixia”, explicou o perito.

Conforme Eduardo Gonçalves, tudo indica que o adolescente tomou banho de mar antes de sofrer a descarga elétrica, pois estava com roupa de banho e sem camisa, mas que ainda não é possível confirmar. O IML tem até 10 dias para concluir o laudo pericial.

Confira a nota da Equatorial Piauí na íntegra:

A Equatorial Piauí comunica que não foi identificado nenhum cabo partido ou defeito na rede que justifique o acidente envolvendo o jovem Luigi Nascimento Sousa Sodré, vítima de um acidente elétrico em Parnaíba, litoral piauiense. A distribuidora esclarece que é responsável pelas redes de distribuição até o ponto de entrega e medição dos clientes, não sendo responsável pelas redes internas nas unidades consumidoras. Estas redes internas dos consumidores, por lei, devem atender a NBR 5410, que exige dispositivos de proteção internas para evitar ou mitigar acidentes com choque elétrico.

A distribuidora lamenta o ocorrido e se solidariza com a família do jovem e reforça à população para os riscos envolvendo o uso de smartphone e celular enquanto estiver conectado à fonte de energia.

Evite carregar o celular em ambientes úmidos porque a água é uma boa condutora de eletricidade. Isso faz com que os riscos de curto e de choque elétrico aumentem;

  • Não faça uso de carregadores ou fones de ouvido "piratas";
  • Jamais abra ou perfure o compartimento da bateria;
  • Leve o aparelho a uma assistência técnica autorizada sempre que apresentar problema ou cair na água. Nunca tente abri-lo;
  • Não carregue seu celular em instalações elétricas antigas, procure trocar as tomadas seguindo o padrão ABNT;
  • Supervisione o uso do celular pelas crianças para que esses cuidados sejam observados.

G1 PI

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias