Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

04/10/2022 às 03h24m - Atualizado em 04/10/2022 às 09h32m

Eleitores que não foram às urnas no 1º turno poderão votar no 2º turno normalmente

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o título é cancelado quando o eleitor falta às urnas por três eleições seguidas e não justifica a ausência nem paga a multa.

eleicoes_cabine_urna

Quem não votou no 1º turno das eleições tem direito de votar no segundo, desde que esteja com o título de eleitor regularizado. Isso ocorre porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trata cada turno como uma eleição independente. Ou seja, o eleitor só poderá votar se estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral, não podendo estar suspenso ou cancelado.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o título é cancelado quando o eleitor falta às urnas por três eleições seguidas e não justifica a ausência nem paga a multa. Já a suspensão ocorre quando não há cumprimento do serviço militar obrigatório, condenação criminal transitada em julgado ou condenação por improbidade administrativa.

O eleitor que não votou no primeiro turno deve apresentar a justificativa de ausência à Justiça Eleitoral em até 60 dias. O prazo para justificar a ausência no primeiro turno é 1º de dezembro de 2022. Já a ausência no segundo turno deve ser justificada até 9 de janeiro de 2023. Você pode fazer a justificativa por meio do aplicativo do e-título ; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo um formulário de justificativa eleitoral.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias