Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

04/10/2025 às 04h27m - Atualizado em 04/10/2025 às 05h40m

Deputada Federal brasileira diz estar em barco interceptado pelo Exército de Israel

Luizianne Lins (PT-CE), encontra-se sob poder das forças armadas de Israel, em decorrência da interceptação ocorrida durante a missão de ajuda humanitária a Gaza, organizada pela Global Sumud.

luizianne_lins-deputada_federal_pt

Líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (RJ) acionou o chanceler Mauro Vieira e o diplomata Celso Amorim para que atuem pela “integridade física” da deputada petista Luizianne Lins (CE), que estaria em uma embarcação interceptada pelo Exército de Israel nesta quarta-feira.

Há algumas horas, Israel começou a interceptar a flotilha Global Sumud, que tentava romper o bloqueio de entrada de ajuda humanitária a Gaza através de mais de 40 barcos com suprimentos e 500 tripulantes de 40 países.

“(…) a Deputada Federal Luizianne Lins (PT/CE) encontra-se sob poder das forças armadas de Israel, em decorrência da interceptação ocorrida durante a Missão de Observação Humanitária Internacional, organizada pela Global Sumud, coalizão de organizações da sociedade civil e defensores dos direitos humanos (…). É imprescindível a adoção de todas as medidas cabíveis, a fim de assegurar a integridade física, a proteção jurídica e a liberdade da parlamentar e dos demais integrantes da delegação brasileira”, disse Lindbergh no documento enviado ao Itamaraty.

Em seu instagram, Luizianne Lins publicou um story em que comunica a seus seguidores sobre seu “sequestro”. No vídeo, a deputada pede ao governo brasileiro que rompa relações econômicas com Israel, e pede ajuda por resgate.

“Se você está assistindo este vídeo é porque fui sequestrada pelas forças de ocupação israelenses e levada contra minha vontade. Peço ao meu governo para acabar com qualquer relação econômica com Israel e a me levar para casa. Pare o genocídio em Gaza”, declarou Luizianne.

Luizianne de Oliveira Lins é uma jornalista, professora universitária e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores. É deputada federal pelo Estado do Ceará e ex-prefeita de Fortaleza. Disputou a reeleição nas eleições municipais de 2008, ganhando no primeiro turno com 50,16% dos votos.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias