Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

25/10/2018 às 20h04m

Prefeitura de Timbaúba leva Campanha Outubro Rosa com exames gratuitos para Praça João Pessoa

Movimento busca prevenir e identificar o câncer de mama

outubro_rosa_2018-praca_2

Com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, a Prefeitura de Timbaúba, por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu na Praça João Pessoa, no Centro de Timbaúba, nesta quarta-feira (24), atendimentos de autoexame de mama que ajudam a conhecer melhor o corpo e a identificar precocemente alterações que possam indicar câncer de mama, além de encaminhamentos para exames de mamografia.

Essas ações programáticas são fundamentais, haja vista que o Ministério da Saúde preconiza esse rastreamento das mulheres para o câncer de mama. E ações como essa tentam buscar as mulheres que por algum motivo não vão ao posto de saúde. Mulheres acima de 50 anos tem que fazer esse rastreamento, ou até com menos idade”, disse Dr. Fabio Fernandes, médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro de Santa Ana.

outubro_rosa_2018-praca_1

A Secretaria disponibilizou diversos profissionais como psicóloga, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiras, dentistas, Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), médico, técnica de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que ficaram a disposição das pessoas que transitavam pelo local, e até funcionários de lojas próximas reservaram um tempinho e também se consultaram.

 

Foram oferecidos na praça, atendimentos de aferição de pressão, medição rápida de glicose, atendimentos odontológicos, auriculoterapia, tratamento com ventosas, além de consultas com médico e psicóloga.

Compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento é de fundamental importância para contribuir para redução da mortalidade.

 

Dr. Fabio Fernandes aconselha as mulheres timbaubenses a procurarem o posto de saúde mais próximo de sua casa para buscar mais informações e atendimentos. “Na unidade de saúde, nós já fazemos isso rotineiramente com rastreamento, mamografia, exame físico e história clínica. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o Ministério da Saúde busca esse rastreamento intensivo. Mulheres busquem a sua unidade de saúde, porque lá fazemos encaminhamentos para exames de mamografia (para mulheres acima de 50 anos) e ultrassom de mama (para mulher abaixo de 50 anos). É um câncer que se diagnosticado precocemente a chance de cura é muito grande, no entanto, pode ser muito agressivo no caso se descoberto tardiamente.”

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias