Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

27/10/2020 às 01h01m - Atualizado em 27/10/2020 às 18h58m

Polícia Federal prende vice-prefeito de Serrita, no Sertão do Estado, e 3 PMs em operação contra garimpo ilegal

Foram cumpridos, ao todo, dez mandados de prisão. Segundo PF, alguns dos pagamentos do garimpo eram feitos com verbas da prefeitura de Serrita.

operacao__pf

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 27/10, a Operação Frígia, que visa combater organização criminosa que atuava com garimpo ilegal no Sertão de Pernambuco. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão.

As medidas estão sendo cumpridas nos endereços dos suspeitos, localizadas em Serrita/PE, São José do Belmonte/PE, Igarassu/PE, Juazeiro do Norte/CE e Jardim/CE, sobre os quais constam fortes indícios que integram a organização criminosa, envolvendo agentes públicos e particulares, financiadores, refinadores de minério e receptadores.

A operação contou com a participação de 57 policiais federais e foi oriunda de uma investigação conjunta realizada entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

A atividade do grupo criminoso investigado consistia na extração de minérios em terrenos públicos e particulares, localizados na Zona Rural de Verdejante, com o consequente beneficiamento, que era realizado no município de Serrita, e, por fim, a comercialização do ouro. Os valores oriundos da venda eram colocados em circulação, com aparência de legalidade, por meio da aquisição de veículos e de outras condutas, atos consistentes em lavagem de dinheiro. Também se constatou que alguns pagamentos pelos serviços realizados em favor do garimpo eram feitos com verbas da Prefeitura Municipal de Serrita.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de usurpação de bens da União, crimes ambientais, lavagem de capitais e organização criminosa, cujas penas ultrapassam os 20 anos de reclusão, além de multa.

O nome da operação – Frígia – faz menção à terra do Rei Midas da mitologia grega. Tudo o que ele tocava virava ouro.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias