Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

30/10/2015 às 09h55m

Pernambuco terá mais de 13 mil vagas no Sisu

Quatro instituições de ensino já definiram quadro de vagas. Falta a UFPE

Inscrições vão acontecer em janeiro, conforme anunciou anteontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Toda a seleção é realizada online / Foto: Marcos Santos/USP ImagensInscrições vão acontecer em janeiro, conforme anunciou anteontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Toda a seleção é realizada online.

As vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a primeira edição de 2016 ainda não foram anunciadas pelo Ministério da Educação. Mas em Pernambuco um instituto federal e três universidades públicas já sabem quantas irão ofertas no próximo ano. São 7.104 vagas da UFRPE, Univasf, UPE e IFPE. Apenas a UFPE não fechou ainda o total de vagas, mas se a instituição repetir o número aberto este ano, serão mais 6.562 opções para os feras.

Pode participar do Sisu qualquer pessoa que tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no último fim de semana. As inscrições vão acontecer em janeiro, conforme anunciou anteontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Todo a seleção é realizada online e coordenada pelo MEC. Somente a partir das matrículas é que os procedimentos são feitos nas universidades e institutos.

A partir de 2016, as instituições federais terão que destinar metade das vagas para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública (lei 12.711/2012). No Estado, a Rural e o IFPE já adotam esse percentual. A UFPE destinou, na última seleção, 37,5% para cotistas. Agora vai aumentar para 50%. A UPE é estadual e por isso fica de fora da obrigação de seguir a lei. Nessa instituição, 20% das vagas são para egressos da rede pública de ensino.

Portanto, das vagas confirmadas do Sisu até agora (7.104), 3.033 serão para jovens que saíram de escolas federais, estaduais e municipais. Nessa conta não está ainda o montante de vagas da UFPE. Segundo o pró-reitor acadêmico da UFPE, Paulo Goes, o edital com a quantidade de vagas e a tabela de pesos aplicadas nas provas do Enem deverá ficar pronto até o final da semana.

A pró-reitora de ensino de graduação da Rural, Angela Almeida, informa que os mesmos pesos adotados no Enem no Sisu deste ano serão mantidos para a próxima seleção. O edital está concluído, mas precisa do aval do MEC para ser divulgado. A novidade é a inclusão das vagas do Cabo de Santo Agostinho (cinco engenharias). A UPE está estreando no Sisu com metade das vagas. Os outros 50% são preenchidos pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

EVASÃO - A abstenção final do Enem em Pernambuco foi de 23,8%, segundo o MEC. Havia, no Estado, um total de 394.723 inscritos no exame. Se 23,8% faltaram significa, em números de candidatos, que 94.023 desistiram das provas. No País a abstenção foi de 25,5%.

As vagas do Sisu 2016

UFRPE
1.960 no Recife
560 em Garanhuns
720 em Serra Talhada
300 Cabo de Santo Agostinho
3.540 no total

Univasf
1.450 vagas, distribuídas em Petrolina (dois câmpus), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA), Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI)

UPE
1.730 vagas, distribuídas no Recife, Camaragibe, Nazaré da Mata, Palmares, Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina

IFPE
384 vagas no Recife, Barreiros e Pesqueira

UFPE
A universidade ainda não fechou o total de vagas para 2016. Este ano foram ofertadas:
5.172 vagas no Recife
960 em Caruaru
430 vagas em Vitória de Santo Antão
6.562 no total


Do JC Online

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias