Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

04/11/2021 às 23h57m - Atualizado em 05/11/2021 às 00h05m

Distrito de Macujê, em Aliança, participa de testes do IBGE para Censo 2022

Localidade tem aproximadamente 1 mil domicílios e foi selecionada por fatores técnicos. O objetivo dos testes é verificar equipamentos, sistemas, abordagens e protocolos de saúde.

ibge-censo-2021

O distrito de Macujê, localizado a 17km do centro de Aliança, - distante 97km da capital pernambucana-, foi o escolhido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para dar início aos testes do Censo 2022. O distrito, que fica na Mata Norte do Estado, tem aproximadamente 1 mil domicílios e foi selecionado por fatores técnicos. 

"As habitações do povoado foram divididas, para fins de testagem, em três setores urbanos e três setores rurais. Essa característica vai permitir realizar diversos testes de logística e abordagem ao informante, levando a um maior refinamento do planejamento para o ano que vem", segundo o IBGE.

A ação compreende simular todas as etapas do Censo Demográfico, desde o treinamento dos recenseadores até a sistematização dos dados coletados.

Os trabalhos do IGBE são feitos entre os dias 3 e 4 de novembro. Antes das visitas domiciliares, a equipe do IBGE responsável pela iniciativa realiza a Pesquisa Urbanística do Entorno, que colhe informações sobre a infraestrutura da localidade, incluindo pavimentação de ruas, existência de calçadas, acessibilidade, arborização e iluminação pública.

Nacionalmente, o IBGE também está realizando o teste nacional do Censo 2022, no 27 Estados do país.  

Datas
O período de supervisão dos trabalhos será iniciado junto com o recenseamento de casa em
casa e deve se estender até 27 de novembro. Já a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), que
avalia a qualidade da cobertura e da coleta de dados do teste, vai começar em 16 de
novembro, com encerramento previsto para 21 de dezembro.

Censo 2022

Neste ano, será aplicado o questionário básico, de 26 perguntas, e o da amostra, com 77 questões, entre elas, a que trata da presença de pessoas com autismo no domicílio, tema incluído no questionário do Censo, conforme a Lei 13.861/2019.

Os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. No
colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e
identidade do entrevistador. 

Eles utilizam um DMC, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site ou pelo telefone 0800-721-8181, das 8h às 20h, todos os dias.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias