Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

11/11/2022 às 22h06m - Atualizado em 12/11/2022 às 07h03m

Unale elege nova diretoria e premia assembleias por boas práticas em gestão

A entidade também fez a entrega do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, que reconhece boas práticas nas áreas de gestão, atendimento ao cidadão e projetos especiais.

unale-arena_pe Credito das fotos: Unale/Alepe/divulgação

A 25ª Conferência União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), realizada na Arena Pernambuco, foi encerrada nesta sexta-feira (11) após três dias consecutivos de debates para discutir os “Rumos do Parlamento”. Com a participação de 1756 participantes, entre presenciais e online, foi eleita a nova diretoria da entidade na gestão 2022-2023, em chapa única, tendo como o novo presidente o deputado pernambucano Diogo Moraes (PSB) e o deputado Henrique Queiroz Filho como secretário da Unale por Pernambuco.

A entidade também fez a entrega do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, que reconhece boas práticas nas áreas de gestão, atendimento ao cidadão e projetos especiais. Ao todo, vinte e uma propostas de doze parlamentos estaduais estavam inscritas para concorrer à premiação, que foi entregue nesta sexta-feira. Os vencedores foram: Rio Grande do Norte com o Projeto Legis Plenário; Amazonas com a Ação Empreendedora; e Santa Catarina com o Programa de Inclusão de Jovens no Mercado de Trabalho.

O atual presidente da Unale, deputado Lídio Lopes, do Mato Grosso do Sul, agradeceu a Alepe e aos pernambucanos por terem sediado o evento. “A gente fecha com chave de ouro, por todas as plenárias que nós tivemos, pela presença dos deputados, dos servidores das casas legislativas”, disse.

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), como um dos anfitriões do evento, teve um momento especial no encontro. O parlamentar falou sobre os projetos exitosos da Alepe criados em sua gestão e lembrou que a Assembleia Legislativa de Pernambuco foi campeã do prêmio da Unale, por duas vezes consecutivas, com os projetos Alepe Acolhe e o Lideralepe, ambos promovidos pela Escola do Legislativo.

“O Alepe Acolhe foi uma parceria com o Tribunal de Justiça de de Pernambuco. Recebemos na Alepe jovens que estavam em abrigos que ao completar 18 anos tinham que sair dessas casas. O objetivo é que eles pudessem ter a oportunidade de qualificação profissional por meio de estágios na Alepe para no final serem inseridos no mercado de trabalho. O segundo foi formação de novas lideranças, o Lideralepe”, explicou Eriberto.

De acordo com o presidente, os projetos surgiram a partir de visitas às Casas legislativas municipais e às entidades representativas de classe. “Levamos em consideração a preocupação e a responsabilidade de cada. Nossa ideia era trazer a assembleia para perto da sociedade e mostrar que os poderes legislativos têm papel importante na vida do cidadão”, destacou Eriberto.

Sucessão - O deputado Diogo Moraes (PSB) presidirá a Unale a partir de janeiro para representar todos os deputados estaduais do Brasil. Em seu quarto mandato, o deputado pernambucano substituirá o deputado Lídio Lopes (Patriota/MS), que passa a ocupar a secretaria-geral. Também integra a diretoria executiva o deputado José Luiz Tchê (PDT-AC) como tesoureiro.

Na condição de presidente eleito, Diogo Moraes ressaltou a necessidade de ampliar as políticas públicas realizadas em sintonia com as casas legislativas. "Ter a confiança dos deputados de todo o País para comandar a Unale é um desafio enorme. Inicia-se um novo ciclo no país. Vários temas serão discutidos sob uma nova ótica de visão estratégica e diretrizes tanto estaduais quanto nacionais. Vamos escutar muito os Parlamentos estaduais, que são os representantes do povo no Legislativo. Temos muitas pautas em comum que precisam ser discutidas para que os anseios da sociedade possam ser discutidos de forma integrada e darmos respostas à população", afirmou Diogo, agradecendo a todos que contribuíram para o evento.

Arena Pernambuco - A Conferência da Unale reuniu parlamentares e servidores de todas as assembleias legislativas de todo o país, além de contar com a participação dos governadores Raquel Lyra (PE), Eduardo Leite (RS), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (MG), eleitos em outubro.

Reconhecimento - Durante a Conferência, Eriberto foi agraciado com o certificado e a comenda Unale pelos serviços prestados à frente da Alepe, nos últimos quatro anos de gestão. Desde que assumiu a presidência, o socialista deu início ao processo de aproximação com a sociedade e criou diversos projetos direcionados para o cidadão .“Levamos em consideração a preocupação e a responsabilidade de cada um. Nossa ideia era trazer a assembleia para perto da sociedade e mostrar que os poderes legislativos têm papel importante na vida do cidadão”, destacou Eriberto.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias