Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

17/11/2016 às 09h31m

Santa Isabel é escolhido o melhor teatro do Brasil

Inaugurado em 1850, o Teatro de Santa Isabel é reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1949.

Casarão fica em frente à Praça da República, projetada por Burle Marx e inaugurado em 1850,.
Com informações do Diario de Pernambuco - Foto: Marcelo Lyra/Divulgação

Uma das casas de espetáculo com arquitetuta mais elogiada por artistas e pelo público, o Teatro de Santa Isabel conquistou, pela segunda vez, o Prêmio Cenym 2016 de Teatro Nacional, entregue pela Academia de Artes no Teatro do Brasil. O casarão da Praça da República, no bairro de Santo Antônio, concorreu com outros quatro prédios: Teatro Porto Seguro e Teatro Renoult (ambos de SP), Teatro Castro Alves (BA) e Teatro Amazonas (Manaus).

Pernambuco foi vencedor em outras quatro categorias. O festival Janeiro de Grandes Espetáculos, cuja 23ª edição será realizada em 2017, arrematou a premiação de Melhor Projeto ou Evento de Incentivo ao Teatro. O espetáculo solo O açougueiro, dirigido por Alexandre Guimarães e Samuel Santos e interpretado pelo primeiro, levou os prêmios Melhor Monólogo, Melhor Ator, Melhor Maquiagem (Vinicius Vieira).

O Prêmio Cenym, atualmente na 16ª edição, é celebrado anualmente, pela Academia de Artes no Teatro do Brasil. A instituição foi criada em 2001, pelo ator, diretor e crítico Tom Williamsom, com o objetivo de promover e estimular artistas do estado nordestino. Além dos títulos nacionais, são distribuídos prêmios para o teatro regional, o Anual Cit, desde 2006.

Inaugurado em 1850, o Teatro de Santa Isabel é reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1949. O casarão é um dos 14 teatros-monumento do país, com arquitetura neoclássica, localizado em frente à Praça da República, projetada por Burle Marx, e próximo ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano. A casa é formada por um palco em estilo italiano, com frisas, camarotes e um grande lustro ao centro. A beleza do teatro é destacada por vários artistas que se apresentaram ali.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias