Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/11/2015 às 11h14m - Atualizado em 18/11/2015 às 11h22m

Opinião: A OAB que queremos, por Ronnie Duarte

"Desconheço na plataforma dos meus adversários propostas novas e concretas para melhorar a advocacia e a OAB-PE"

Por Ronnie Duarte: Candidato a presidente da OAB pela chapa "A Ordem avança"

Nos aproximamos das eleições de 19 de novembro, quando os advogados e advogadas escolherão quem presidirá a OAB-PE. Protagonizamos uma campanha limpa, propositiva e trocamos ideias com a classe sobre o triênio 2016-2018.

Reafirmar nossos compromissos é assegurar uma OAB-PE justa e independente. É lutar para manter as conquistas que, com muito esforço, um grupo unido, preparado e combativo, conseguiu, entre tantas outras coisas, estacionamentos gratuitos em fóruns, equilíbrio financeiro e fiscal da Ordem, combate ao aviltamento de honorários e à publicidade irregular na profissão, incremento do Tribunal de Ética, pós-graduações, cursos e seminários, sobretudo para os jovens advogados etc.

É avançar em questões que mereçam um olhar mais especial da OAB. E uma preocupação permanente é o aprimoramento do judiciário e a defesa das prerrogativas. Vamos promover um diagnóstico dos gargalos e deficiências de gestão do judiciário, contribuir para sua melhoria. Também montaremos uma rede de proteção das prerrogativas profissionais dos advogados através da ampliação e universalização da presença de defensores contratados e remunerados pela OAB e de um aplicativo para smartphone, pelo qual todo advogado irá denunciar as violações cometidas por autoridades e irregularidades no funcionamento da Justiça, sendo assegurada a opção de preservar o anonimato.

Uma outra garantia, é a valorização do advogado – auxiliar a inclusão do advogado jovem no mercado, através do projeto “residência jurídica”, que lhe dará experiência profissional prática, protegendo-o contra a precarização de seu vínculo associativo, além da luta pelo Piso Ético e Piso Salarial Mínimo e da intensificação das campanhas pela valorização das carreiras da Advocacia Pública. Continuaremos a promover a ampliação da rede de benefícios - com destaque para o programa “Anuidade Zero”, cartão de crédito da OAB que proporciona a acumulação de pontos e vantagens para amortizar e até quitar o valor de sua anuidade. E estaremos atentos à defesa do Estado de Direito – estruturação de ações de combate efetivo à corrupção em todos os poderes e esferas da República, com criação de uma Comissão própria para isso, além de intensificar as medidas que atentam contra a moralidade, isonomia e legalidade e protejam as camadas vulneráveis da sociedade. Nossas propostas, detalhadas, encontram-se na página ronnieduarte.com.br.

Desconheço na plataforma dos meus adversários propostas novas e concretas para melhorar a advocacia e a OAB-PE. Eles insistem no vício comum das oposições de prometer o paraíso sem indicar o caminho e as dificuldades para alcançá-lo. Disputamos a OAB-PE com responsabilidade. Nosso grupo já realizou muito, e muito ainda podemos fazer. E é com serviços aprovados que nos apresentamos para pedir o voto de confiança da classe nessas eleições.


Matéria publicada no Diario de Pernambuco no em 16/11/2015

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias