Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

24/11/2015 às 01h23m

Violência: Pastor é executado no Agreste

Militante e ativista na região do Agreste, o Pastor Evandro foi executado na frente da filha, quando ia pagar bolo de aniversário da menina, de sete anos.

Com atuação no Agreste, principalmente no município de Machados, localizado a 105 quilômetros do Recife, o ativista político e militante Evandro Krillis, mais conhecido como Pastor Evandro, foi assassinado na última sexta-feira, no município de Orobó, localizado a 118 quilômetros do Recife. O crime ocorreu na área rural, já em Orobó, que fica vizinho a Machados. Ele foi assassinado na frente de uma filha de sete anos, e da esposa, Jucélia. A família se deslocava à área rural, para fazer o pagamento do bolo que havia sido encomendando, para a festa de aniversário da menina. Evandro era filiado ao PT.

O Diretório Regional do PT divulgou uma nota, exigindo “do Governo de Pernambuco agilidade e rigor na apuração do crime”. Diz ainda confiar que a ” investigação iniciada pela Polícia Civil reúna todos os esforços necessários para solucionar o caso, e prender os responsáveis por tirar a vida de um pai de família, cidadão e militante político”. Na nota, assinada pela Presidente, Tereza Leitão, em nome do partido, a Deputada apresenta “sua mais profunda consternação com o assassinato”. E afirma que o crime assume “característica de execução por motivações que desconhecemos, pois a atuação do Pastor Evandro era respeitada pelos meios políticos e sociais do município de Machados”. E acrescenta: “Esse tipo de crime se constitui em uma das maiores ameaças à democracia e aos direitos humanos”.

De acordo ainda com a nota, Evandro deixou esposa, filhos, irmãos e muitos parentes. “Somos solidários com o povo de Machados, Orobó e toda a região, que tinha no Pastor um exemplo de militante político firme, com atuação destinada aos mais necessitados e com políticas coerentes e honestas”. De acordo com amigos de Evandro, ouvidos pelo JC nas Ruas, ele tinha perfil combativo, semelhante ao de Manoel Mattos, advogado que lutava em defesa dos direitos humanos, e que também foi assassinado, depois de denunciar ação de grupos de extermínio na Zona da Mata Norte. Mattos foi executado em 2009, o crime teve repercussão internacional, e o processo terminou sendo federalizado.

Ele foi um dos principais colaboradores da campanha de Argemiro Pimentel, Prefeito de Machados, e que disputou o cargo pelo PT, partido do qual foi expulso posteriormente. De acordo com amigos da vítima, foi abordado por um automóvel branco, na área rural de Orobó, cujos ocupantes se diziam policiais. Dispararam tiros e o assassinaram. A mulher pediu que fosse poupada, aos gritos. Ela foi liberada com a criança. A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o caso no Recife.


As informações são do Jornal do Comércio

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias