Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

25/11/2015 às 14h42m - Atualizado em 26/11/2015 às 08h09m

Bispo Dom Severino renuncia ao cargo por motivos de saúde, pedido foi aceito e divulgado nesta quarta (25) pelo Vaticano

O Bispo da Diocese de Nazaré da Mata esteve em vista pastoral a Timbaúba em maio deste ano, e se encontrou com autoridades do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Legislativo e do Executivo mun

Dom Frei Severino Batista de França exercia o cargo há nove anos. Aos 70 anos, sacerdote afirma estar bastante fragilizado. Com a renúncia, o cargo será repassado, temporariamente, ao padre de Timbaúba, Antônio Inácio, que ficará até que o papa Francisco nomeie um novo bispo.

O então bispo de Nazaré da Mata, Mata Norte do estado, Dom Frei Severino Batista de França renunciou ao cargo. O pedido foi aceito e divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Vaticano. O sacerdote alega motivos de saúde. Aos 70 anos, diz sofrer de dores na coluna e problemas estomacais, o que dificultaria cumprir a agenda de viagens e os compromissos administrativos do cargo.

Há nove anos à frente da Diocese do município, Dom Frei Severino ainda menciona que qualquer bispo tem o direito de renunciar aos 75 anos. “Como vi que estou bastante fragilizado não tinha para que forçar e prolongar algo. Não é por querer, é porque não tenho condições de seguir”, completa.

O bispo, que é frade capuchinho, se tornará bispo emérito. Após um período de descanso, irá residir no Convento de São Félix, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. “Lá participarei dos eventos e celebrarei missas. Continuo sendo bispo, só renunciei o governo paroquial de Nazaré”. Até que se encontre um substituto, um padre do município será nomeado como administrador diocesano. (Do G1PE)

Visita a Timbaúba

Dom Severino visitou Timbaúba em maio deste ano, chegou no dia 12, uma terça-feira, e ficou hospedado na Casa Paroquial da Matriz Nossa Senhora das Dores por seis dias. Sempre acompanhado do Padre Severino Correa, o representante da cúria diocesana percorreu boa parte do município, o bispo visitou comunidades rurais, unidades hospitalares, capelas, educandários públicos e privados, detentos na cadeia pública e os sociocioeducandos no Case/Funase.

Em Timbaúba o bispo da Diocese de Nazaré da Mata também visitou autoridades do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Legislativo, e esteve também com o prefeito Júnior Rodrigues. Dom Severino encerrou a Visita Pastoral no domingo 17 de maio de 2015, com uma missa campal em frente a Paroquia Nossa Senhora das Dores com a presença de todas as Pastorais Urbanas e Rurais.

Inauguração da Capela de Nossa Senhora da Conceição no Bairro Santa Ana em Timbaúba - PE, (Domingo 4 agosto de 2013)

Dom Frei Severino Batista de França

Nascido em Bezerros, Agreste de Pernambuco, Dom Frei Severino Batista de França, pertence a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O religioso ordenou-se sacerdote em 8 de dezembro de 1972.

Cursou Filosofia em Guaramiranga (CE), Teologia em Salvador (BA) e Teologia Espiritual, com especialização em Franciscanismo, no Pontifício Ateneu Antoniano de Roma, na Itália. Dom Frei Severino foi professor de Teologia Espiritual no Seminário Diocesano de Natal (RN) e do Instituto Franciscano de Teologia de Olinda.

Leia Também:

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias