Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

25/11/2015 às 05h05m

SUS vai bancar cirurgia nos EUA de pernambucano com síndrome do intestino curto

Em setembro familiares fizeram a campanha Força Weverton para receber apoio financeiro

Em setembro deste ano, a família do jovem começou uma campanha nas redes sociais para angariar fundos / Foto: Reprodução / FacebookEm setembro deste ano, a família do jovem começou uma campanha nas redes sociais para angariar fundos

A Justiça Federal de Pernambuco determinou que o Sistema Único de Saúde (SUS) pague os custos da viagem e tratamento do jovem pernambucano Weverton Fagner, de 18 anos, aos Estados Unidos para realizar um transplante de intestino. O adolescente de Vitória de Santo Antão sofre com uma doença rara, a síndrome do intestino curto e está internado no Hospital Otávio de Freitas (HOF), Zona Oeste do Recife, há quatro meses.

Para realizar o sonho da cura, o jovem precisa ir para o Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos EUA, único centro hospitalar com resultados positivos na cirurgia que custa cerca de R$ 3,5 milhões. A data da viagem, porém, não foi confirmada já que o visto americano ainda não saiu. Hoje ele sobrevive com ajuda de medicamentos e uma alimentação especial com apenas 10% do órgão.

Em setembro deste ano, a família do jovem começou uma campanha nas redes sociais para angariar fundos. A campanha foi nomeada "Força Weverton" e conta com cerca de mais de 22 mil curtidas no Facebook.

Na época, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, esteve no Hospital Otávio de Freitas para visitar o jovem e dimensionar a campanha pedindo a solidariedade e compaixão dos fiéis e da população para arrecadação do dinheiro que salvará a vida de Weverton. “Precisamos que todos dêm as mãos para ajudar a conseguir o maior valor possível e convencer o governo a completar, pois a quantia é muito alta", disse.

Durante a visita, Dom Fernando Saburido se emocionou com a força de vontade do garoto. “Ele é um jovem com muita esperança, querendo viver. Ele quer sair dessa para poder fazer medicina, essa estadia no hospital só fez o desejo aumentar” completa.


Do JC Oline
Foto: Reprodução / Facebook

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias