GB Bateiras Auto Elétrica e Mecânica. Em Timbaúba (81)3631-0979 e Carpina (81)3621-3762
Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

26/11/2019 às 17h20m - Atualizado em 26/11/2019 às 17h31m

Corpo do Mestre Zé Galdino será enterrado em Ferreiros-PE na tarde desta terça (26)

Ele ficou conhecido por dominar a arte do repente, da viola e da poesia popular, além de ser mestre de maracatu e mestre cirandeiro. Sepultamento será às 15 horas.

mestre_ze_galdino_ciranda_1

O corpo do Mestre Zé Galdino será enterrado às 15 horas, desta terça-feira (26), no Cemitério São Francisco de Assis, em Ferreiros, na Mata Norte de Pernambuco. Ele morreu aos 69 anos e estava internado no Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. O artista realizava tratamento médico há cerca de um ano. As prefeituras de Ferreiros e Buenos Aires decretaram luto oficial de três dias.

Mestre Galdino faleceu ao meio dia desta segunda-feira (25), no Hospital das Clínicas em Recife e deixa 17 filhos, netos e bisnetos. Agora Nordeste com informações do radialista Vanderlei Silva

Conheça a trajetória do artista

mestre_ze_galdino_cirandaNatural do município de Ferreiros, na Zona da Mata de Pernambuco, José Galdino dos Santos ficou conhecido por dominar a arte do repente, da viola e da poesia popular, além de ser mestre de maracatu e mestre cirandeiro. Descobriu o talento quando se mudou para o Recife, aos 27 anos. Foi vencedor de mais de 300 festivais de violeiros e repente.

Como mestre do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires-PE, alcançou renome regional, gravando um disco em parceria com Mestre Barachinha. Anos depois, deixou o Estrela Dourada e fundou o Maracatu Beija Flor de Ferreiros, município onde passou a morar.

Para muitos brincantes e mestres da cultura popular, Zé Galdino é considerado um dos responsáveis pela renovação melódica do maracatu rural e na ciranda, sendo grande influenciador e incentivador do surgimento de novos artistas e grupos na Zona da Mata de Pernambuco.

Sua última aparição em palcos foi no mês passado, onde dividiu os microfones com o Mestre Bi.

Fotos: Divulgação/Facebook

 

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias