Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

01/12/2014 às 15h41m - Atualizado em 02/12/2014 às 10h19m

Deputado Aluísio Lessa comemora reativação da usina Pumaty em Joaquim Nabuco

Aluísio Lessa apontou que há 20 anos Pernambuco tinha em torno de 40 usinas em funcionamento. Hoje, são apenas 15, e que a Pumaty pode ser exemplo para muitas usinas fechadas em Pernambuco

A reativação da Usina Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, foi comemorada pelo deputado Aluísio Lessa, do PSB, nesta quinta (27 de novembro). A unidade, que produz açúcar e álcool, estava fechada há dois anos e meio e passou a ser gerida pelos fornecedores de cana e operários desempregados, com ajuda do Ministério Público do Trabalho.

De acordo com o parlamentar, a Pumaty é uma das mais tradicionais usinas da região e gera muitos empregos. Ele disse que visitou o local na última quarta (26), acompanhando o secretário estadual de Agricultura, Aldo Santos, e ficou impressionado com a empolgação dos operários.

O socialista destacou que a produção na Pumaty ainda é pequena e está restrita, por enquanto, ao álcool, já que não há recursos para investimento. Ele disse que a esperança dos fornecedores é tão grande que a Pumaty pode ser exemplo para muitas usinas fechadas em Pernambuco, depois que o Governo do Estado doou herbicida e fertilizante.

Aluísio Lessa apontou que há 20 anos Pernambuco tinha em torno de 40 usinas em funcionamento. Hoje, são apenas 15. O parlamentar lembrou que as questões relacionadas à produção do álcool e açúcar são da competência do Governo Federal e que é preciso haver política pública de incentivo. Lessa comentou que a bancada federal e os senadores precisam levar esse debate ao Congresso Nacional e ao próximo ministro da Agricultura.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias