Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

04/12/2014 às 23h52m

IPHAN: Maracatu e Cavalo Marinho viram patrimônio imaterial do Brasil

A decisão foi tomada na 77ª reunião do Conselho Consultivo do Iphan, nesta quarta-feira (3).

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu tornar como patrimônio culturais imaterial do Brasil os Maracatus de Baque Solto, ou Maracatu Rural, e de Baque Virado, ou Maracatu Nação, e o Cavalo Marinho, representações artísticas tradicionais em Pernambuco. A decisão foi tomada na 77ª reunião do Conselho Consultivo do Iphan, nesta quarta-feira (3). Os pedidos foram feitos pela Secretaria de Cultura de Pernambuco.

A decisão de transformar os maracatus e o Cavalo Marinho em patrimônio imaterias foi decidida por unanimidade pelo Conselho. A aprovação foi anunciada pelo deputado estadual Waldemar Borges (PSB), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O Maracatu de Baque Solto tem influências das religiões africanas e indígenas, o principal personagem é Caboclo de Lança e o ritmo é marcado pelo surrão, ou chocalho. Já o Maracatu de Baque Virado tem inspiração apenas da religião africana, o principal personagem é o batuqueiro e o ritmo é marcado pelas alfaias.


Do Blog do Jamildo

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias