Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

05/12/2014 às 22h25m

Ferreiros: Cavalo-Marinho renasce na cidade da Rabeca

Para marcar o sucesso da iniciativa, no domingo (7), às 13h, um cortejo cultural, irá percorrer algumas ruas do município apresentando o cavalo-marinho, formado por crianças e jovens.

Conhecido pela fabricação das melhores rabeca do Nordeste, o município de Ferreiros, localizado na Mata Norte de Pernambuco, está revitalizando o cavalo-marinho, que se encontrava extinto e existia apenas na memória de alguns fazedores da cultura popular. Sendo assim, a cidade recebeu recursos do Governo Federal, através do Ministério da Justiça e implantou o projeto "Movimento Mergulhão".

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ferreiros e Secretaria de Educação, os alunos do município, ao longo do projeto, tiveram a oportunidade de participar de várias oficinas relacionadas ao cavalo-marinho, entre elas, aulas de rabeca, canto, teatro e dança. Além disso, aprenderam a confeccionar toda a indumentária e figurino do folguedo.

Para marcar o sucesso da iniciativa, será realizado no dia 07 de dezembro, às 13h, o cortejo cultural, que irá percorrer algumas ruas do município. Durante esse cortejo, será apresentado o cavalo-marinho, formado pelas crianças e jovens. O grupo promete contagiar toda a cidade com as cores e som do folguedo. Além disso, será realizado a apresentação da Orquestra de Rabeca Manoel Pitunga, formada por estudantes que aprenderam a tocar o instrumento durante o projeto.

De acordo com a coordenadora pedagógica e geral do projeto, Michelle Brito, o "Movimento Mergulhão" foi projetado também para mobilizar com ações educativas de preservação, valorização e atividades de incentivo as várias manifestações artísticas incorporadas ao folguedo. "O projeto foi formatado para revitalizar o cavalo-marinho e através dele reforçar a identidade cultural da cidade e aumentar a auto-estima dos estudantes", afirmou a coordenadora.

Serviço
Cortejo Cultural Movimento Mergulhão
Data: 07/12/2014
Horário: 13h
Local de Saída: Centro Cultural Manoel Pitunga s/n Ferreiros/PE
Final do Percurso: Rua Barão de També - Ferreiros/PE


Por Fabiola Veloso (Assessora de Comunicação)

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias