Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

07/12/2014 às 13h28m - Atualizado em 08/12/2014 às 15h57m

Recife: Evento no Pátio de São Pedro homenageia aniversário de Luiz Gonzaga

A programação contará com 5 shows, em homenagem ao Rei os artistas trarão um repertório que será baseado nas canções de Gonzaga.

A 8ª edição do evento "Parabéns Pra Gonzagão" acontece no próximo dia 12 de dezembro no Pátio de São Pedro (bairro de São José, no Recife) e começa a partir das 19h. A edição comemora o aniversário de 102 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e a programação contará com shows gratuitos de Almir Rouche, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Daniel Bueno e Ed Carlos.

Luiz Gonzaga completaria 102 anos no próximo dia 13 de dezembro, em homenagem ao Rei os artistas trarão um repertório que será baseado nas canções de Gonzaga. De acordo com o coordenador do projeto, Daniel Bueno, o evento é uma grande homenagem ao sanfoneiro, que possui uma obra com 625 músicas, uma verdadeira enciclopédia do Nordeste.

O artista popular traduziu as tradições nordestinas, o folclore, a cultura, os costumes, o linguajar e o cotidiano do povo do nordeste, em 625 canções gravadas nos quase 50 anos de carreira. O respresetante maior da da música nordestina promoveu no país os ritmos do sertão do Nordeste, como toada, xote, baião, xaxado, marchinhas, emboladas.

O objetivo do evento é preservar a memória de Luiz Gonzaga, representante da música nordestina e eleito personalidade do século XX em Pernambuco. Também estará à venda no local o livro "Glossário Gonzaguiano", de Daniel Bueno.

A edição deste ano tem o apoio da Celpe, Prefeitura do Recife, BNB, Governo do Estado/Empetur e Alepe.

"MEMORIAL LUIZ GONZAGA"

O artista ganhou um espaço no Pátio de São Pedro: "MEMORIAL LUIZ GONZAGA", na casa nº 35 onde funciona o Memorial encontra-se um acervo do artista, onde estão discos raros de 78 rotações, vinis, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3. O espaço também funciona como centro de pesquisa e documentação, e ainda oferece cursos.


Do JC Online

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias