Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

11/12/2018 às 22h08m - Atualizado em 12/12/2018 às 08h05m

Pernambucano José Múcio toma posse como presidente do Tribunal de Contas da União

Ministro assumirá vaga ocupada atualmente por Raimundo Carreiro; mandato é de um ano, renovável por mais um. Na mesma solenidade, ministra Ana Arraes tomou posse como vice.

tcu-jose_mucio

O ministro José Múcio tomou posse nesta terça-feira (11) no cargo de presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) para um mandato de um ano que terá início em 1º de janeiro de 2019. Na mesma solenidade, a ministra Ana Arraes assumiu o posto de vice-presidente da Corte de fiscalização.

Ex-deputado federal, Múcio sucederá o ministro Raimundo Carreiro no comando do tribunal. O mandato de um ano do novo presidente poderá ser renovado por mais 12 meses a partir de 2020.

Ao discursar sob olhares de autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, o novo presidente do TCU defendeu harmonia entre os poderes e disse que, à frente do tribubanl, quer "centrar esforços em algumas diretrizes básicas" para realizar pautas prioritárias dos Três Poderes.

"De modo a apoiar à implementação da agenda do Estado brasileiro e garantir o bom funcionamento da administração pública", enfatizou.

Múcio disse ainda que não quer que o TCU seja lembrado apenas como órgão que pune. Ele ressaltou que pretende adotar a prática de divulgar exemplos de bons gestores.

"Não somos e nem queremos ser vistos apenas como o órgão julgador que aponta o erro do gestor e sanciona a conduta irregular ou ilegal", ponderou o novo presidente.

Ao final da cerimônia de posse, José Múcio foi questionado por repórteres pelo fato de não ter dado muito espaço em seu discurso para o combate à corrupção. Ao responder aos jornalistas, ele afirmou que esse tema é "óbvio" e um dos pilares do TCU.

Solenidade

A cerimônia de posse da nova cúpula do Tribunal de Contas da União atraiu autoridades dos Três Poderes. Às vésperas de deixar o comando do Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer prestigiou o posse de Múcio e Ana Arraes.

Na semana passada, a assessoria da Presidência informou que o chefe do Executivo desistiu de uma viagem ao Marrocos e um dos motivos seria o interesse de comparecer à solenidade de posse do novo presidente do TCU.

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias