Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

11/12/2020 às 10h23m - Atualizado em 12/12/2020 às 08h32m

Pernambuco tem 22 casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19

O número de casos suspeitos de reinfecção foi divulgado pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa.

hospital_de_referencia_covid-19_coronavirus

Para ser confirmada a reinfecção pelo novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde, é necessária a apresentação de dois testes do tipo RT-PCR positivos para a Covid-19 com um intervalo mínimo de 90 dias entre os testes. O Brasil confirmou, nesta quinta-feira (10), o primeiro caso de reinfecção confirmado pelo Governo Federal. Em Pernambuco, 22 pessoas apresentaram estas comprovações e estão em suspeita de reinfecção, com caso investigado pelo Ministério da Saúde. 

O número de casos suspeitos de reinfecção foi divulgado pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa. 

"Nesse momento já fomos notificados de 22 possíveis casos de reinfecção. Desse total, 5 amostras foram encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas e outras três estão seguindo hoje, totalizando oito. Sendo quatro do Recife, dois de Olinda, um de Exu e um de Santa Cruz. Outras 9 estão em análise do Lacem. São das cidades de Caruaru (2), Recife (2), Água Preta (1), Fernando de Noronha (1), Palmares (1), Paulista (1) e São José do Egito (1). Também foram descartados cinco casos que não se enquadraram em análise preliminar feita aqui", informou. 

A última atualização do número de casos suspeitos de reinfecção foi divulgada no dia 25 de novembro. Na ocasião, foram informados 10 casos de reinfecção. 

O gestor informou que pessoas que tenham testado duas vezes para o vírus devem informar ao município, para que a reinfecção seja investigada. "Para além da reinfecção, existe a reativação viral. É preciso considerar essas variáveis e fazer investigação adequada para ter a confirmação ou não", disse. 

Na confirmação da reinfecção no País, o Ministério da Saúde informou que o vírus Sars-cov-2, causador da Pandemia, tem ao menos duas linhagens. Na coletiva, André Longo informou que o sequenciamento do vírus mostra mais variações. "O sequenciamento genético do Sars-cov-2 tem mostrado até mais do que duas linhagens, já há relato de oito linhagens diferentes do vírus", informou. 

De acordo com o gestor da saúde estadual, o risco da reinfecção reforça a necessidade de cuidado. "Não é por que se teve uma vez que significa que você não possa ter novamente", ressaltou. Longo afirmou que é um percentual pequeno de pessoas que se reinfecta, mas ninguém pode dizer que está livre definitivamente de uma segunda reinfecção. 

Por conta disso, a vacinação contra a Covid-19 pode ser similar ao que se tem contra a influenza anualmente. "Em relação às vacinas, há uma possibilidade muito concreta de necessidade de você ter vacinas anuais, como tem para influenza", informou Longo. 

Folha de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias