Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

21/12/2014 às 05h04m - Atualizado em 21/12/2014 às 05h23m

Candidatos eleitos em Pernambuco são diplomados pelo TRE

Paulo Câmara recebeu diploma de Renata Campos, viúva de Eduardo. Governador vai tomar posse em 1º de janeiro, em cerimônia no Recife

Eduardo Campos indicou Câmara como candidato do PSB na disputa estadual (Foto: Luna Markman/G1)

Renata entrega diploma a Câmara; candidatura dele foi indicação de Eduardo Campos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções, em Olinda, a diplomação do governador eleito Paulo Câmara (PSB), do vice-governador Raul Henry (PMDB), do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), de 25 deputados federais e 49 deputados estaduais eleitos em 5 de outubro. Segundo o TRE, a diplomação é um ato formal que encerra o processo eleitoral de 2014 e torna o eleito apto a tomar posse no seu respectivo cargo.

A cerimônia foi presidida pelo presidente do TRE-PE, desembargador Fausto de Castro Campos. De acordo com a Corte eleitoral, todos os candidatos eleitos prestaram contas ao TRE e estão em dia com a Justiça eleitoral. Paulo Câmara, eleito com 68,08% (3 milhões de votos), recebeu o diploma das mãos de Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu durante campanha presidencial em um acidente aéreo, no mês de agosto. Câmara exibiu um vídeo relembrando a trajetória de Eduardo Campos e foi bastante aplaudido.

Foi Eduardo Campos quem indicou Câmara como candidato do PSB na disputa estadual. "Estou animado para o mandato, para fazer com que as transformações, que eu presenciei como secretário nos últimos oito anos, continuem no mesmo ritmo", disse.

Câmara comentou que compareceu à diplomação da presidente Dilma Rousseff (PT), na quinta (18), em Brasília, e assegurou que sentiu disposição da líder petista em ajudar a gestão socialista. “Ela foi receptiva, simpática, conhece bem os nossos desafios e se colocou à disposição para ajudar. A gente combinou de conversar sobre as prioridades de Pernambuco e do Nordeste. Temos muitas obras de infraestrutura que estamos trabalhando em parceria com governo federal, tanto hídricas quanto rodoviárias, além de outros projetos em educação, saúde e segurança. Acho que não teremos dificuldades [em obter os recursos necessários]", afirmou.

O vice-governador eleito Raul Henry também recebeu o diploma, seguido pelo senador eleito Fernando Bezerra Coelho, que conquistou a vaga com 64,34% (2,6 milhões de votos). Bezerra Coelho reiterou compromissos assumidos durante a campanha nas áreas de saúde, educação, água, desenvolvimento e novo pacto federativo. Também comentou sobre o repasse de recursos federais. “Como senador vou brigar para que isso seja a realidade do dia a dia, para que Pernambuco tenha acesso às transferências voluntárias de recursos para que a gente toque obras importantes, como Ramal e Adutora do Agreste, o Arco Metropolitano", explicou.

‘Desconforto’ no PSB
Se no âmbito federal, Fernando Bezerra Coelho acredita que não haverá dificuldades para atuar, na escala estadual ainda espera-se a retomada de conversa entre ele e o governador eleito. É que durante anúncio do novo secretariado de Câmara, no início desta semana, o senador eleito enviou uma nota à imprensa afirmando estar "desconfortável" no governo, já que a indicação de um correligionário dele para a pasta de Desenvolvimento Econômico não foi acatada. "Paulo ainda está concluindo formação da equipe e vamos sentar para conversar, na próxima semana, para ver como a gente colabora nas ações administrativas de governo", disse.

A lista de deputados federais mais bem votados é liderada por Eduardo da Fonte (PP), que obteve 283.567 votos. Já o deputado estadual Cleiton Gonçalves da Silva, o Pastor Cleiton Collins (PP), foi o que mais obteve votos: 216.874. Os suplentes poderão solicitar os seus diplomas na Secretaria Judiciária do TRE-PE, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, nº 1160, no bairro do Derby, área central do Recife, a partir da próxima segunda-feira (22), das 14h às 18h.


As infornações são G1PE

Foto: Luna Markman/G1

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias